SAMURAI DO ENTARDECER

SAMURAI DO ENTARDECER, de Yoji Iamada, Japão, 2002

Samurai do Entardecer narra a história de um jovem samurai viúvo, Seibei, protagonizado por Hiroyuki Sanada, o Ujio de Ùltimo Samurai, que vive para cuidar de suas duas filhas, Kayano e Ito e ainda de sua mãe em adiantado estado de senilidade. Pela sua posição social, não dispunha de muitos recursos( vive com 50 koku ) e ressente não ter podido dar uma vida melhor a sua ex-esposa oriunda de uma família de 150 koku. Seibei recriminava-se por isso e dedicava-se totalmente as filhas, que as via crescer como flores no campo. Não se divertia, daí o apelido dado por companheiros de trabalho no depósito de gêneros da cidade- Samurai do entardecer. Seu descuido com o asseio individual e aparência foram notadas em inspeção feita pelo Senhorio do Clã e depois, motivo de zombaria e intervenção de parte de seu tio materno. Deveria casar, mas Seibei não aceita imposição: queria escolher sua mulher, contrariando o tio e o costume da época. No entanto, entra em cena uma amiga de infância - Tomoe , irmã de um grande amigo, recentemente separada de um marido beberrão, violento e hábil samurai- o capitão Noda. Seibei acaba derrotando-o, ganhando fama no clã.

Na película, assim como em O Último Samurai, novamente os ocidentais são apresentados a Era Meiji , período no qual o Japão sofreu imensas transformações, os samurais tiveram sua ação e poder restringidos e desapareceram como os defensores do país por mais de mil anos.

Latentes na interpretação de Seibei, a dignidade, lealdade e humildade impostas ao praticante da Arte da Espada pelo Bushido. O interessante diálogo com a filha mais velha que queria dedicar-se á costura, deixando de lado os estudos, mostra a preocupação e a finalidade do estudo para os japoneses.

Samurai do entardecer pode ser considerado um complemento ao O último samurai, ao entender-se que este aborda a saga de protagonista ativo do governo anterior ao Meiji, e naquele, aborda a vida de um samurai , que depois de perder seu status, foi trabalhar e cuidar da família, vivendo com dificuldade num vilarejo.

Yoji Iamada nos apresenta a sociedade japonesa em muitos matizes: como se divertia, a motivação do estudo, o respeito á família, o teatro No, as gueixas, os clãs, o relacionamento no ambiente de trabalho, além do espírito belicoso da época.

Outros valores subjetivos nos são mostrados quando Seibei recebe a missão de eliminar um samurai que não cumpria a ordem do clã de fazer haraquiri. A disposição de Seibei em cumprir a tarefa e o intenso diálogo com samurai rebelde expõe o lado humano e sensível daqueles que foram os guardiões do Japão por quase 1000 anos , colocando á disposição do povo japonês sua lealdade, principalmente. Mas não era uma lealdade como hoje a conhecemos: uma lealdade servil e sim uma lealdade calcada em princípios. Os princípios do Bushido até hoje lembrados como o maior legado samurai. A partir do momento que , por decreto, tiveram de sair de cena como guerreiros, os samurais foram colocados á margem da sociedade japonesa, sendo humilhados ao terem seu coque cortado, por exemplo. Saíram da classe social mais importante para a marginalidade. Não obstante, tinham de sobreviver e imergiram na sociedade com seus princípios, visto que pouco sabiam fazer além de guerrear.

Samurai do entardecer um filme imperdível para quem curte valores eternos.