"Sociedade dos Poetas Mortos"

Análise do filme: "Sociedade dos Poetas Mortos"

O filme, a Sociedade dos Poetas Mortos narra a história de um professor, Sr. Gueeds, que de uma maneira diferente ensina seus alunos, Literatura.

Ele faz com que os alunos pensem da forma ao qual eles desejam e não da forma a qual é imposta. Sr. Gueeds chega a pedir para que seus alunos rasguem algumas páginas do livro, para que assim, possam se sentir livres para pensarem e expressarem.

A história se passa em Welton,uma escola masculina. Baseia-se nos princípios: tradição, honra,disciplina e excelência.

Alguns alunos acabam criando uma sociedade dos poetas numa gruta, onde eles se unem e trocam idéias, fazendo assim o que lhe é apreciado.

Naquela época, os cursos mais valorizados eram: medicina, direito e engenharia.

Nil, um dos alunos de Welton adorava atuar, participar de teatros... Isso era o seu sonho, mas seu pai queria que ele se formasse em medicina. Nil inscreve-se para participar de uma peça teatral. Datilografa uma carta como se fosse a autorização de seu pai e ingressa na peça. Seus amigos o apóiam. O professor Gueeds, muito mais.

Ele acaba ganhando o papel principal na peça e encena. Mas antes disso, seu pai ao descobrir que ele ia participar, o repreende e fala para ele não decepcioná-lo, que não é para ele abandonar o curso de medicina para cursar arte dramática.

Pode-se observar que naquela época as idéias eram impostas e a palavra do pai era a predominante.

A mulher também era submissa ao homem. Possuía um poder menor.

Nil, o estudante, participa da peça, mas ao final seu pai está à sua espera e o leva para casa, pois não aprovava a participação de sue filho no mundo da Literatura. O estudante acaba cometendo suicídio por sentir-se impossibilitado de realizar seus sonhos.

O filme nos mostra como o professor encoraja seus alunos a subirem à mesa, falarem alto, enfim, fazerem aquilo que lhe melhor apreciar. Descobrir o próprio dom e talento.

Em a Sociedade dos Poetas Mortos analisamos a importância do professor na vida dos alunos, pois este como educador ensina-os a ser críticos e pensadores usando assim, a criatividade de cada um.

by Merari Tavares