Filme Nell

Sinopse

Uma jovem (Jodie Foster) é encontrada em uma casa na floresta, onde vivia com sua mãe eremita, mas o médico (Liam Neeson) que a encontra após a morte da mãe constata que ela se expressa em um dialeto próprio, evidenciando que até aquele momento ela não havia tido contado com outras pessoas. Intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da moça, ele tenta ajudá-la a se integrar na sociedade.

Título original: (Nell)

Lançamento: 1994 (EUA)

Direção: Michael Apted

Atores: Jodie Foster, Liam Neeson, Natasha Richardson, Richard Libertini.

Duração: 115 min

Gênero: Drama

Status: Arquivado

Filme Nell

O Filme NELL, de direção de Michael Apted, lançado em 1994 mostra o drama de uma jovem que foi privada do mundo por sua mãe eremita a qual havia sofrido abuso sexual. Com o trauma da violência a mãe isola as duas filhas com objetivo de protegê-las. Uma das filhas morre quando criança e tempos depois a mãe.

A comunicação é essencial para a vida humana. Percebe-se no filme que Jerry (Liam Neeson) ao perceber a existência de uma jovem na residência, o mesmo tenta de várias maneiras manter contato. A relação com o outro gera conflitos, separação, afeto e tantos outros sentimentos. E importante a prudência de como aproximamos das pessoas, pois podemos magoá-las muito facilmente.

Ao perceber um mundo de novidades, Nell começa a experimentar estes atrativos. Para ela tudo era estranho e sem malícia. O nosso contato com o mundo é um barco em alto mar, são muitas novidades, várias experiências. Estamos interligados nesta teia da vida. Esta condição de globalização permite uma comunicação instantânea, ao tempo, uma dependência do outro.

Saber viver em grupo é saber respeitar o outro, conhecer os limites, responsabilidades. A vivência grupal requer altruísmo. Faço aqui um paralelo com o filme “Naufrago” onde o protagonista Tom Hanks interpreta um executivo que sofre um acidente aéreo e consegue sobreviver numa ilha e tem que se adaptar a realidade, a falta de comunicação, de contato com o outro.

Somos tão diferentes, mas tão necessitados do outro.