Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

APOCALYPTO

(EUA, 2006)
Aventura - 139 min.
Direção: Mel Gibson
Roteiro de Mel Gibson e Farhad Safinia. Produzido por Bruce Davey e Mel Gibson para a Touchstone Pictures / Icon Productions. Fotografia de Dean Semler. Elenco: Rudy Youngblood (Jaguar Paw), Dalia Hernandez (Seven), Jonathan Brewer (Blunted), Raoul Trujillo (Zero Wolf), Gerardo Taracena (Middle Eye), Rodolfo Palacios (Snake Ink), Fernando Hernandez (High Priest), Maria Isidra Hoil and Aquetzali Garcia (Oracle Girls) and Abel Woolrich (Laughing Man), Morris Birdyellowhead (Flint Sky), Carlos Emilios Baez (Turtles Run), Ramirez Amilcar (Culr Nose), Israel Contreras (Smoke Frog),  Israel Rios (Cocoa Leaf), Maria Isabel Diaz (Sogra), Iazua Larios (Sky Flower).

Sinopse:

"Uma grande civilização só é conquistada por invasores depois de ter destruído a si própria por dentro" - Will Durant (1895-1981)

" Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come" - Ditado Popular

No interior da selva equatoriana em algum lugar do hemisfério norte na América pré-colombiana um grupo de jovens caçadores nativos liderados por Flint Sky e por seu filho Jaguar Paw perseguem uma anta ligeira que acaba sucumbindo diante das armadilhas instaladas pelos nativos, profundos conhecedores dos segredos guardados naquela floresta.

Jaguar Paw (ou Pata de Jaguar) encarrega-se de distribuir as peças "especiais" da anta para seus amigos: Smoke Frog fica com o coração da anta; Culr Nose fica com o fígado; Cocoa Leaf recebe a orelha e finalmente Blunted fica com os testículos da anta...com os testículos? Pois é, segundo Jaguar Paw, quem comer esta parte do animal terá mais facilidade em engravidar sua mulher. Afinal de contas, já virou piada na aldeia a obsessão frustrada que a sogra de Blunted tem em ser avó. E o pai de Jaguar, Flint Sky, teria comido uma porção disso para se tornar pai de 10 irmãos. Com argumentos desses, Blunted não tinha outra alternativa a não ser aceitar o "presente" do amigo (ou seria do "amigo da onça?"

Naquele mesmo dia, os caçadores da tribo de Jaguar Paw depararam-se com um numeroso grupo de nativos que pareciam amedrontados vindos de outra aldeia, que disseram que a terra deles tinha sido devastada e que eles estariam procurando um lugar para um novo começo. Aquelas palavras, "terra devastada" e "novo começo" ficaram na memória de Jaguar Paw, e ele até teria um sonho com isso, como se fosse uma premonição de algo que estava por acontecer.

Jaguar Paw tem um filho, o pequeno Turtles Run, com sua mulher, Seven, que está à espera de outro bebê. A aldeia adormeceu feliz comendo churrasquinho de anta e ouvindo histórias contadas por um dos anciãos em volta de uma fogueira mas acordou assustada com a invasão de um grupo de maias saqueadores cruéis, sádicos e covardes, guiados por um sujeito mal encarado chamado Zero Wolf, que parecia um general com seu capacete de caveiras e sua braçadeira de peles.

Foi uma grande chacina, com inúmeras mortes mas restaram alguns sobreviventes, homens e mulheres, propositadamente "resguardados" por Zero Wolf que foram amarrados e seguiram como prisioneiros para um destino desconhecido. No meio da confusão, antes de ser capturado, Jaguar Paw conseguiu esconder Seven e Turtles Run numa gruta que se parece com uma espécie de poço profundo, onde tentariam sobreviver enquanto Jaguar e outros membros da tribo partiam como prisioneiros dos mercenários maias até o centro de uma civilização abalada com pragas que afetavam as plantações (os maias eram grandes plantadores de milho) e doenças incuráveis que dizimaram boa parte da população numa jornada cheia de dor, fé, misticismo, desespero e sacrifício, onde, seguindo o conselho de seu pai, Jaguar teria que anular o próprio medo.
AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 08/02/2007
Código do texto: T374164

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SHINTO
São Paulo - São Paulo - Brasil
91 textos (60530 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/20 13:27)