16 QUADRAS

16 QUADRAS, de Richard Donner, EUA, 2005.

FLAVIO MPINTO

Este filme, com certeza, foi arquitetado dentro da filosofia de Tolerância Zero do prefeito de Nova Iorque Giuliani para a Polícia da cidade. Todos foram atingidos e as taxas de criminalidade baixaram drasticamente. A NYPD-New York Police Department , voltou a ter a credibilidade que se espera de uma polícia. A trama se passa em Nova Iorque, off corse, e narra, dentro do quadro de ações da "banda podre" da policia nova-iorquina, a necessidade de se conduzir uma testemunha ao Fórum: a exatas 16 quadras de distância e a 118 minutos da audiência.

Bruce Willis, interpretando Jack Mosley, um policial alcoólatra, que, ao sair de um turno pesado de trabalho, só deseja ir para casa, recebe a missão. Só não sabia que Eddie Bunker( Mos Def), testemunharia contra a turma dele e no caminho seria eliminado por policiais da "banda podre".

Eddie, parecia ser o único correto na trama, desejava apenas um terno para depor, não perder seu livro de receitas e ir embora para Seattle abrir uma padaria. Além de apresentar uma interessante charada á Jack no itinerário, dizia, e o policial não acreditava que as pessoas possam mudar. Baseava-se em cantores famosos que haviam praticado delitos e hoje são ídolos, como o falecido Barry White.

O filme mostra sem véus como a NYPD cortou na própria carne.

Certamente a película é uma ficção, mas bem próxima de uma realidade que aquela polícia passou.

A partir da descoberta da trama de eliminação, Jack chega a modificar seu comportamento surpreendendo seus colegas ao defender Eddie, atirando em um policial e ainda testemunhando no tribunal contra seus companheiros e ele próprio.

Logicamente, como em todo filme americano, o bandido não vence e Jack Mosley também é condenado juntamente com a "banda podre".

Depois da "cana" de dois anos, numa festa em família é brindado com um bolo enviado por Eddie, lá da sua padaria em Seattle lembrando-lhe que " as pessoas mudam".

Um bom filme para quem acredita nas pessoas, nas leis, na sua aplicação, na necessidade da recuperação da polícia e, não esquecendo, da recuperação de pessoas que cometem pequenos delitos e que podem ser mais facilmente recuperadas. Foi o que nos transmitiu Eddie Bunker.

OBS- a charada de Eddie era a seguinte- aproximava-se um furacão e você vinha de carro, onde cabia só mais 01(uma) pessoa. Numa parada de ônibus se encontravam uma velhinha á beira da morte, seu melhor amigo e a mulher dos seus sonhos. Quem você levaria? De acordo com Eddie, a resposta diria quem você é. Jack Mosley respondeu-lhe que ficaria no ponto com a mulher dos seus sonhos e pediria ao seu melhor amigo levar a velha ao hospital. Eddie vibrou com a resposta, pois, talvez, era a que esperava de Jack, pelo pouco que o conhecera e o que havia feito por ele.