Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

À PROCURA DA FELICIDADE

(The Pursuit of Happyness, EUA, 2006)
Drama - 117 min.
Direção: Gabriele Muccino
Roteiro de Steve Conrad. Elenco: Will Smith (Chris Gardner); Thandie Newton (Linda); Jaden Smith (Christopher), Brian Howe (Jay Twistle)
Sinopse: O filme se baseia na história verídica de Chris Gardner.

San Francisco, Califórnia, 1981.

Chris Gardner é vendedor de "scanners de densidade óssea", uma espécie de aparelho médico de raio-x portátil que custa o dobro do preço e produz uma imagem um pouco melhor que o raio-x convencional.

A rotina de Chris é basicamente acordar bem cedo, levar o filho Christopher para a creche da sra. Chu no bairro chinês e depois sair visitando clínicas em busca de compradores para seu scanner que se parece com uma maleta de ferramentas, ou, com um pouco mais de imaginação, com uma máquina do tempo.

Com dificuldades em vender o produto, Chris  enfrenta sérios problemas financeiros. O pagamento do aluguel da casa onde ele mora com a esposa Linda, auxiliar de enfermagem, e o filho Christopher, está atrasado há alguns meses e além disso, Chris tem muitas dívidas de multas de estacionamento para pagar, isso sem falar na mensalidade da creche, nas dívidas que acumulou com a Receita Federal e no presente de aniversário de Christopher, que completará 5 anos em breve e quer muito ganhar uma bola de basquete.

Linda, a esposa de Chris, tem trabalhado em dois turnos há quatro meses, e está uma pilha de nervos.

Certo dia, Chris perguntou para um executivo sorridente quando o viu saindo de sua Ferrari vermelha:
-Ei, o que você faz e como faz?
-Sou corretor de ações.
-Precisa fazer faculdade?
-Não, basta ser bom em números e com gente.

A resposta daquele executivo e a sua aparência de satisfação com a vida causou um impacto profundo em Chris Gardner, que lembrou-se que tirava boas notas em matemática no colégio e era bom em desafios práticos, como montar um cubo mágico.

No dia seguinte, Chris acordou bem cedo e foi até o departamento de recursos humanos da corretora de ações de seguros Dean Witter Reynolds onde pegou a ficha de inscrição para um estágio não-remunerado de seis meses com chance de efetivação para apenas o primeiro colocado do grupo de estagiários durante a fase de treinamento.

Ao fixar sua meta em ser o primeiro colocado deste grupo de estagiários, Chris sabia que teria alguns problemas para contornar: Charlie, o proprietário da casa de onde ele era inquilino começou a cogitar despejá-los, a polícia veio até sua casa com um mandato de prisão por causa das multas de trânsito, Linda estava decidida a mudar-se para Nova York onde já teria um emprego em vista para ela e ele está na "malha fina" da Receita Federal e pode ter problemas com sua conta bancária a qualquer momento.

Bastidores:- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator (Will Smith).
- Recebeu indicações ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator- Drama (Will Smith) e Melhor Canção Original "A Father's Way" (música de Seal e Christopher Bruce, letra de Seal)
-Para saber mais sobre o Chris Gardner real acesse http://www.terra.com.br/istoe/1943/economia/1943_mendigo_milionario.htm
AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 18/02/2007
Reeditado em 07/03/2007
Código do texto: T385816

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SHINTO
São Paulo - São Paulo - Brasil
91 textos (60533 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/09/20 19:22)