CARTAS DE IWO JIMA

CARTAS DE IWO JIMA, de Clint Estwood, EUA, 2006

FLAVIO MPINTO

Iwo Jima é um apêndice vulcânico de quase 8 milhas quadradas situado a aproximadamente 1200 quilômetros a Sul de Tóquio. Nada mais do que uma pedra onde o enxofre é seu maior produto. De um lado o monte Suribachi, de pouco mais de 150 metros de altura e no outro uma planície(?) pedregosa para elogiar. Praias de areia vulcânica preta e pedras, nada mais. No entanto, um ponto estratégico para o Império Japonês na 2ª Grande Guerra.

Cartas de Iwo Jima é um filme essencialmente militar. Trata de assuntos militares( chefia, liderança, cumprimento de ordens, formação militar, recrutamento para guerra) e assim deve ser entendido. Para quem desejar compreendê-lo tem de conhecer a lide castrense e sua psicologia desde a sua formação. Se não, o entendimento será incompleto. A formação do soldado não é diferente, na sua Essência, do Japão ao Brasil passando por EUA e outros países que possuem escolas de formação de Oficiais.

A começar que foi a história contada a partir de cartas escritas por um soldado japonês bem atrapalhado e nada afeito ao ofício das armas-Saiko, que , por bons motivos não desejava ir á guerra- era arrimo de família. No caso só tinha a esposa. É preciso entender a mentalidade dos soldados para compreender esse personagem símbolo do filme. Atrapalhado, simplório, vivo e mas muito esperto. Parece com muitos soldados que conhecemos na nossa vida militar e de muitos em casos contados quando da participação da Força Expedicionária Brasileira na Itália, na mesma 2ª GM.

A batalha de Iwo Jima deu-se de 19 de fevereiro a Março de 1945 e , durante 36 dias, ocorreram 7 mil mortos no lado japonês e 20 mil no americano.

Ac estratégia japonesa de última defesa antes de Tóquio mostra claramente como era encarado o dever sagrado do cumprimento da missão pelo lado nipônico: a honra de pertencer ao honorável exército imperial.

Já no início do filme a mentalidade do soldado se expressa com as idéias de Saiko " em querer dar a ilha, desde já aos americanos e voltar para o Japão logo". Ele queria voltar para sua padaria e sustentar sua esposa grávida. Já o general Kuribayashi- Ken Watanabe- logo ao aterrizar na ilha para comandar a defesa entrega-se totalmente a sua missão, mudando totalmente a estratégia de defesa e o modo de comandar dos oficiais. É o oficial comprometido com a tarefa que lhe foi confiada. Já diferentemente do Tenente Ito que, sempre que pode, maltrata os subordinados, não gosta de cumprir ordens, mas revela-se um estúpido ao abandonar seus subordinados a própria sorte num ataque suicida contrariando determinações de Kuribayashi.

A estratégia japonesa baseava-se no princípio samurai da Honra e também "que nenhum exército estrangeiro submeteu o Japão nos últimos 5 mil anos". A epopéia de cavar na rocha deve ter sido heróica para os pequenos e valentes soldados nipônicos. Recordo de uma passagem na Guerra do Paraguai, dita como impossível- a travessia do Chaco. E os engenheiros do glorioso Duque de Caxias possibilitaram a tropa brasileira ultrapassar o Chaco paraguaio com sucesso.

Foi uma das áreas mais bombardeadas por metro quadrado que se tem notícia, mas Artilharia não ganha guerra e foi com a tenacidade dos infantes americanos contra os não menos heróicos infantes e artilheiros samurais japoneses que a batalha se decidiu. Os japoneses enterrados na rocha só de lá saíram com a ação dos lança chamas, granadas de mão e foguetes de napalm. Os japoneses nas cavernas e túneis planejaram morrer combatendo e levar consigo o maior número de americanos possível. Pelo lado americano era como "a carne humana sendo jogada de encontro ao concreto reforçado."

Nas cartas de Iwo Jima, os japoneses sempre frisavam que seus parentes não esperassem pela sua sobrevivência.

Foi a batalha onde os marines tiveram o maior número de perdas na sua história e os aspectos militares de um estudo de situação Defensiva, principalmente o terreno, apontam para a expressiva quantidade de perdas em vidas. Assim como a resistência do defensor.

De qualquer forma, independente dos fatores tipicamente militares em jogo, o filme nos aponta para valores, dos quais a Honra e o Cumprimento de uma tarefa com dignidade é que vale, com o necessário comprometimento. É novamente um filme sobre a mentalidade samurai nos trazendo valores e princípios.

Quem não tem noção disso, valores e princípios, pouco ou nada irá entender de Cartas de Iwo Jima. Apenas rirá , se conseguir, das situações atrapalhadas de Saiko. E siquer entenderá porque Clint Eastwood fez dois filmes sobre o mesmo assunto, ou mesmo episódio.