A Corporação (The Corporation - Jennifer Abbott e Mark Achbar – 2004)

A Corporação (The Corporation - Jennifer Abbott e Mark Achbar – 2004)

A Corporação é um filme que deve ser visto em todas as escolas, faculdades e empresas ao redor do mundo inteiro, não só uma vez, mas uma vez a cada mês. A Corporação desconstrói esse tipo de instituição que vem mudando e moldando os rumos do planeta no último século.

Agindo como uma Pessoa Jurídica ela conseguiu se consolidar nas sociedades, primeiramente a americana, através de brechas em leis que serviam para proteger e garantir direito iguais para as pessoas. Pessoas de carne e ossos.

Não tenho o porque ficar relatando e contando tudo o que o filme apresenta, primeiro porque tiraria a graça de muitas coisas vistas no documentário, segundo porque tiraria o impacto, a indignação e a revolta de saber das coisas apresentadas.

O que o filme tenta despertar, é essa mobilidade que nos falta em níveis básicos para lutar contra o que não cremos como certo. Contra todo o tipo de controle e pressão que as corporações nos submetem. E se não lutarmos agora, as próximas gerações não lutarão. Nós temos essa sensação que algo não vai certo, mas as pessoas das próximas gerações já nascerão induzidas a pensar do jeito corporativo, dando menos liberdades mentais.

Como se estivéssemos em uma ditadura sem fronteiras. Nossas mentes são influenciadas nos quatro cantos do mundo a viver, consumir e se comportar do jeito que eles querem que nos comportemos. Sem grandes questionamentos. Com nossa necessidade de sobrevivência que é linkada à necessidade do consumo.

Ver, estudar e se possível ler o livro que deu origem a A Corporação deveria ser um objetivo de toda e qualquer instituição de ensino em nosso mundo, para então, criarmos seres que possam, em um futuro próximo combater essa ameaça que não tem cara nem coração, Apenas fome de lucro.

leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 01/08/2005
Código do texto: T39325
Classificação de conteúdo: seguro