O FIM DA ESCURIDÃO

O filme “O fim da Escuridão”, estrelado por Mel Gibson, ano 2010, é um filme de suspense, policial, onde um detetive de homicídios, Thomas Craven ( Mel Gibson) investiga a misteriosa morte de sua filha. A história em si tem várias facetas, mas o telespectador conseguirá sentir emoções nas cenas retratadas com realismo no descobrir e desvendar do motivo dessa morte, numa mistura de ação e suspense, dando no decorrer dos episódios interesse de entender o mistério, através da investigação, o que levará a desvendar um mundo de encobrimento cooperativo e de cumplicidade governamental .

Como protagonista principal, a personagem Thomas Craven, traz para a dramaturgia um detetive repleto de personalidade, com princípios de moral e de boa conduta, surpreendido pela morte da filha de forma brusca, quando ela começou a passar mal e pediu para o pai levá-la ao hospital. Ao sair da residência um atirador atinge-a. Perplexo pela ousadia do assassino, desconfiou ter alguma armação, pois o tiro a queima roupa deveria ser para ele próprio. Um homem de capuz preto simplesmente grita "Craven" e atira nela. Todos acreditam que Tom era o alvo, mas ele próprio não está tão certo disso. Desde então, o propósito maior do detetive é fazer justiça utilizando todas as formas da lei, mas no decorrer dos acontecimentos foi forçado pelas circunstâncias a mudar o desfecho da história, tendo de fazer à justiça a moda antiga, aplicando métodos de ação e decisão mais violentos, como feitos de acordo com o velho ditado “olho por olho, dente por dente”.

O único amor que restava na vida do detetive era a filha (Emma), que veio visitá-lo de repente, pois morava na cidade de Manchester, foi em busca de melhorias na sua carreira profissional, ingressou como estagiária numa empresa particular chamada Northmoor, parceria do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento de Tecnologia do governo federal dos Estados Unidos da América. Achando que seria uma excelente escolha prestar serviço exclusivamente para o seu país, logo viu o real objetivo da empresa Northmoor, que era espionagem e conspiração contra os E.U.A e desenvolvimento de mísseis no nucleares com tecnologia de países estrangeiros. Mediante o espírito de justiça e dignidade herdado do pai, quis denunciar e procurou autoridade maior do estado contra corrupção, que era o Senhor Senador, ao pedir ajuda, foi considerada espia, pois o Senador tinha interesse no recebimento de verbas da empresa que patrocinava suas campanhas. Como perceberam que a sujeira ia ser jogada no liquidificador, resolveram contamina-la por radiação e posteriormente forjaram um assalto para o arquivo aparecer queimado.

O Diretor Presidente da empresa, chamado Jack Bennet (Danny Houston) foi o vilão principal da trama. Ao ser entrevistado pelo detetive Thomas Craven, logo no início da investigação, à procura de evidências e provas contra o crime misterioso, quando este o questionou qual o tipo de trabalho que a filha desenvolvia, devolveu a dúvida para o pai dizendo: - Sua filha não falava com senhor que tipo de trabalho ela fazia? - Certamente falaria, se ela não tivesse assinado com vocês um contrato de extremo sigilo - Respondeu o pai. E para despertar mais intriga e desconforto, o vilão fala em tom de ironia: - Só tenho uma pergunta para fazer... Qual a sensação?

Outro personagem marcante é um policial das forças especiais Beowolf (Ray Winstone) da agência de espionagem do governo do EUA, foi chamado com a missão de exterminar o detetive Thomas Craven (Mel Gibson).
Os acontecimentos falam por si, são mesmo de ação policial, mas alguns valores morais foram colocados em evidência pelo diretor. O policial Beowolf (Ray Winstone) desenvolveu uma simpatia emotiva pela situação do colega, então resolveu prosseguir a investigação deixado sempre cordas soltas, para o colega tirar por si suas próprias conclusões. Uma frase marcante dele : - Por isso que não tenho filho... - Respondeu a Thomas, quando este falava de sua dor... Ele continuou e retrucou: - Não sei o que significa ter um filho, mais sei o que significa não ter tido um”.

O final foi muito marcante porque este mesmo policial, Beowolf, depois de ter ido ao médico que descobriu que seus dias estavam contados, tomou a decisão de mudar o rumo da história, então ao se apresentar para uma secreta reunião no gabinete do Senador, com todos os políticos e polícias corruptos presentes, pedindo satisfação da eliminação encomendada do detetive Thomas Carven, no mesmo instante mostra que a decisão que tomou, atira em todos os presentes, provocando um extermínio coletivo.

Thomas teve a descoberta que a filha era inocente quando uma amiga mostra um CD com gravação comprovando a denúncia e a inocência da mesma, falando sobre todo o esquema de corrupção e despedindo-se de seu pai. Teve então a conclusão de sua investigação e da culpa total do Diretor Presidente Jack Bennet, ex-patrão da filha e decidiu ir pessoalmente a casa do vilão e concluir o seu penoso trabalho em busca da justiça. Antes disto, em sua casa, tinha encontrado uma garrafa de leite na geladeira que estava contaminado (com ajuda de um aparelho de medir radiação achado nos pertences da filha) a mando do bandido e que tinha como intuito dar cabo a sua vida, como fez à filha (Emma). Destemido, no confronto final com o bandido, ele levou o garrafa de leite contaminado e forçadamente despejou em sua boca, antes da execução o fazendo tomar vários goles.
A frase marcante dos personagens, foi dita pela última vez pelo pai da moça morta, para o vilão, dizendo para ele na sua execução: - Qual a sensação?

Enfim, a moral da história é tratada com outros sentidos pelo diretor do filme, visto que após a morte do vilão, o pai morre e se encontra no além da vida com a filha e ambos seguem de mãos dadas...
Foi o mérito recebido do pai, mediante o cumprimento de sua missão na terra.
De dentro do meu ser: Leti Ribeiro

****
O FIM DA ESCURIDÃO
Gênero do filme: Suspense
Ano de 2010
Local: Grã Bretanha - EUA
Elenco: Mel Gibson, Ray Winstone, Danny Huston, Bojana.