"SOLARIS PERCEPÇÃO DA PROJEÇÃO CINEMATOGRÁFICA"

Tive o imenso privilégio de assistir hoje ao filme "Solaris", do cineasta russo Andrei Tarkovsky, não me refiro a refilmagem de 2002 e sim ao marco cinematográfico de 1972, uma obra prima da adaptação do livro do escritor polaco Stanislaw Lem.

"Solaris" não é um filme de análise fácil, muito pelo contrário: a complexidade da sua história e a profundidade das suas reflexões necessitam de algum referencial teórico como pano de fundo, que sirva como instrumento de análise, de questionamento, uma vez que se trata de uma obra-filme, essencialmente, de natureza filosófica e com conteúdo poético. Sua maestria reflexiva o colocou como umas das mais belas composições do cinema mundial, e não poderia ser diferente, pois "Solaris" é um filme Russo (soviético) o que nos faz “desbitolarizar” nossas impressões americanizadas de cinema com um tapa na cara de expressões psicológicas.

Em sua essência é um abalo sísmico cerebral, é o típico filme inteligentemente analítico para aqueles que gostam de questionar os princípios básicos da lógica humana como eu rs.

Recomendo, a todas as mentes inteligentes.

Lililson
Enviado por Lililson em 27/09/2013
Reeditado em 08/04/2017
Código do texto: T4500106
Classificação de conteúdo: seguro