RESENHA CRÍTICA DO FILME – EM NOME DE DEUS.

RESENHA CRÍTICA DO FILME – EM NOME DE DEUS.

TÍTULO: em nome de Deus

TÍTULO ORIGINAL: StealingHeaven

ANO: 1988

TEMPO: 108 min

DIRETOR: Clive Bryant

DISTRIBUIDORA: Amy internacional.

FONTOURA, Daniela Alves.

Resumo:Jourdain é o personagem mais receptivo e benéfico do filme, no entanto toda sua benevolência não retorna para si, pois sua vida está predestinada á loucura do amor não correspondido pela protagonista do filme chamada Heloise. Embora esta ame freneticamente Aberlardo mestre de Jourdain. Mesmo assim ele mántem sua índole e o seu puro amor.

O AMOR NÃO CORRESPONDIDO DE JOURDAIN

O Filme romântico e histórico intitulado Em Nome de Deus dirigido por Clive Donner gravado em 1988 na Inglaterra e distribuído pela editora NOB traz como personagens principais o ator Derek de Lint como Pedro Abelardo, Kim Thomson como Heloisa, Denholm Elliott no papel do Cônego Fulbert, o tio de Heloisa e que tem um papel importante no desfecho do filme.

Um romance histórico baseado em fatos reais mostra a Igreja Católica numa época em que os dogmas eram a base para a cristandade. O ator Mark Jax representou Jourdain neste filme e nesta análise serãodestacadas suas passagens na trama deste filme.

No natal Jourdain, Heloise e Abelard saem da igreja. O primeiro pede um beijo para Heloise e diz que é tradição dessa data especial, e chega á pedir confirmação ao filósofo e este confirma, levandojourdain a beija-la.

Ali pode ter confirmado um carinho, uma paixão oculta deste personagem muito receptivo deste filme.

Antes deste evento é relevante destacar quando eles se encontraram que foi á um incidente grave, a morte de uma criança, Heloise perguntou quem era o mestre que a tratara de forma tão distinta e ele desde o principio demonstrou-se como um fiel devoto desse mestre, e disse que este era o professorAbelard, logo depois é mostrado, o professor,ele e os demais, todos a falar de mulheres, e o segundo afirma que se apaixonou pela Heloise.

Assim percebe-se que tal paixão desde o primeiro encontro já foi profunda, ou seja, muito antes de Abelarde e Heloise se queimarem na paixão mutuamente, Jourdain, já estava predestinado á loucura do amor não correspondido de Heloise.

Jourdain em uma reunião na qual descobre que seu mestre está com Heloise, enlouquece e agride um de seus companheiros sátiros. O conflito transpõe uma dualidade de sentimentos, o primeiro pelo mestre, se o mestre havia mentido para ele com relação á pureza. O segundo pela amada, se sua amada estava com outro. É como Imaginar alguém amar uma pessoa e não ser correspondido e depois descobrir que sua amada ama o seu venerado companheiro, ou melhor, mestre.

Outra cena que marca sua presença é quando o professor foi capado, ele com todo o seu pudor, voltou-se á amada para informá-la de tamanha perda. Pode-se criar uma interpretação corrompida com relação àJourdain, afirmar que ele foi anunciá-la com uma esperança no peito. Esperança essa de finalmente possuir sua amada. Entretanto o contraste das cenas remete um olhar amigo de Jourdain.

Após tudo ser suportado por Heloise, Abelard avisa-a que será padre. Heloise angustiada com tamanho egocentrismo se corrompe á crença. Entretanto inesperadamente seu amigo Jourdain a visita, e fala pra ela um convite extremamente apresentado com duplicidade sentimental. Esses sentimentos para Heloise é único e é presumido por amizade. O convite ou apelo é o pedido de casamento. Já sabemos a reação de Heloise, todavia Jourdain não sentia apenas amizade por ela, ele a amava verdadeiramente e mesmo recebendo um ‘não’ como resposta pra tal pedido, jamais a deixou de ama-la.

No final do filme na ultima vez que Heloise ver o seu amado, o lacaio Jourdain ali estava com o seu mestre, assim percebe-se que existe uma admiração verdadeira pelo seu mestre, pois depois de tantos fatos nunca o abandonou. E ainda pode-se analisar o amor e respeito pelo casal ao cuidar de um escudeiro de nome esquisito denominado astrolábio, este sendo o filho dos protagonistas do filme é bem recebido por sua mãe Heloise. Contudo percebe-se que depois de todo o ocorrido Jourdain transformou o seu previsto sentimento doloroso em um sentimento compreensivo no qual poucos na sociedade atual possuem.

Daniela Fontoura
Enviado por Daniela Fontoura em 12/06/2014
Código do texto: T4842824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.