“A História das Coisas”

“A História das Coisas”

(O filme é apresentado por Annie Leonard)

A história das coisas é um filme que tratar de forma bastante dinâmica e objetiva sobre a problemática do consumismo e desperdício, demasiadamente dos recursos naturais do planeta (fontes hídricas, florestais e energéticas) e de como a Biosfera está passando por intensas mudanças, quanta à sua composição química e biológica. Essas alterações começaram desde do início das Revoluções Indústriais, quando as grandes máquinas foram introduzidas nas fábricas e indústrias para aumentarem a extração, produção, distribuição e consumo. No entanto, à medida que as grandes corporações dos países desenvolvidos avançava com os lucros. O planeta começava a sentir os efeitos catastróficos da poluição atmosféricas como o aquecimento (efeito estufa), temperaturas extremas, aumento nos níveis dos oceanos e uma intensa produção de lixos que são despejados diariamente em locais inapropriados, como aterros sanitários, campos abandonados e incinerados. E apenas uma pequena parcela desses resíduos sólidos é devidamente reciclada, isto é, reutilizado como matéria prima para a geração de outros produtos que proporcionaram lucro e ajudarão a minimizar a poluição, desperdício e consumo, sendo que a reciclagem vai além da separação dos resíduos sólidos de acordo com a origem do produto (metal, aço, plástico e borracha) e sim o reaproveitamento dos mesmos.

A maioria desses resíduos sólidos e químicos que são produzidos pelas próprias pessoas, não recebe um tratamento adequado de forma que evite o seu descarte inapropriado. Segundo, a Anine Leonard, autora do filme as questões ambientais, sociais, econômicas estão interligadas formando um grande sistema linear; em um planeta finito que não durará para sempre, já que os recursos naturais encontrados na natureza são limitantes. Porém, há um sistema capitalista perverso que influenciar e persuadis através de propagandas que utilizar de técnicas como a obsolescência perceptiva que faz com quer o consumido tenha a visão de que, a partir de um certo tempo, um produto ou serviço deixe de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto mais avançado. Outra tipo de obsolescência muito utilizada pelas grandes redes capitalista e pelos profissionais ligados a esse sistema inacabável de consumismo, é a obsolescência planejada ou programada esse consiste em criar produtos e desenvolver, fabricar e exportar propositadamente, para ser consumido, de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para uma determinada data ou tempo de funcionamento para forçar o consumidor a comprar de novo.

Por meio dessas “mensagens subliminares” que as propagandas oferecem todos dias por meios dos veículos de comunicação, como revista, jornais, internet, rádio e televisão. É o que proporciona o combustível que impulsionar o moto do consumismo das grandes corporações e dos países desenvolvidos, fazendo com quer as pessoas crie um círculo vicioso de consumismo e desperdício frenético. Enquanto que outro “lado da moeda” é composta em sua grande maioria de pessoas pobres, miseráveis, de baixa renda, despregadas e de educação incompleta, formam nossa sociedade, apesar de mídia, política e outros órgão responsáveis fazerem vista grossa diante dessas situações. É ridículo imaginar que enquanto vários países considerados de primeiro e segundo mundo traçam sua próximas estratégias de invadir e extrair mais recursos naturais de outros países menos desenvolvidos, para continuar movimentando o mercado negro do consumismo e destruição em massa do planeta terra. E pra pior a situação desperdiçam toneladas e mais toneladas de alimentos e outros itens reaproveitáveis.

Enquanto que uma parte importante e esquecida da nossa sociedade está perecendo de fome, doenças, falta assistência médica, saneamento básico e educação de qualidade. Ainda é necessário que muitas mudanças sejam realizadas nesse sistema para que todos nele envolvido sejam beneficiado, primeiro tem que haver distribuição igualitária de recursos água, alimento, habitat, e educação. Segundo tem haver saber respeita os limites do planeta e da sua capacidade suportar e gerar recursos, isso incluir não extrair, exportar e produzir mais além do o ambiente pode fornecer. Terceiro é necessário que haja um desprendimentos das coisas materiais isso incluir não viver consumindo o tempo todo, e sim, procura consumir apenas o necessário à sua sobrevivência, para que as relações familiares e amizades sejam restabelecidas e aos ficam menos dependentes do vício do consumo e mais das amizades, amor, e a afetos das pessoas que realmente importar em nossa vida.

Afinal, é o que restará de importante para nossa vida. E por último, mais não menos importante, é a educação pois só através dela que realmente poderemos construí um país mais igualitário, justo socialmente e economicamente é mais humano à todos os membros e classes a nossa sociedade, também para a formação de pessoas conscientes, competentes e que promovam novas soluções e estratégias para a preservação e conservação do planeta terra. Afinal, temos que ter em mente que apesar de toda complexidade e organização da fauna e flora, dos recursos hídricos, minerais e energéticos que a “Biosfera comportar em todo seu esplendor, ainda é, considerada um sistema vulnerável e limitante por isso temos o deve como cidadãs de protege a integridade e durabilidade do planeta e de tudo que há de magnífico nele, para garantir que as gerações futuras tenham os mesmos direitos e privilégios das atuais....Pois os direitos e deveres foram feitos para as pessoas, das pessoas e pelas pessoas que compõe a sociedade.

Por Karoline Castro da Silva, 11 de Setembro de 2014, ás 02:37

Karoline Castro da Silva (Karol Castro)
Enviado por Karoline Castro da Silva (Karol Castro) em 11/09/2014
Reeditado em 15/02/2019
Código do texto: T4957527
Classificação de conteúdo: seguro