INUYASHA episódio 1: o poder de um coração puro

INUYASHA episódio 1: o poder de um coração puro
Miguel Carqueija


Damos início a mais um projeto ambicioso: o guia de episódios (resenha capítulo por capítulo) de um dos mais extensos seriados japoneses de animação, a maravilhosa saga de Inuyasha, o “hanyou”, o meio-youkai que deseja ser um youkai completo. A grande criação da mangaká Rumiko Takahashi surgiu nos mangás em 1996 a chegou à televisão em 2000. É também a extraordinária história de uma menina de quinze anos, Kagome Higurashi, que vive em duas épocas diferentes e vivencia um amor impossível num mundo de lutas cruéis e violentas.
No período Sengoku (Japão feudal) o país, na visão da série, achava-se repleto de youkais, monstros demoníacos de diferentes formas, geralmente hostis aos seres humanos, e todos queriam a posse da mística Shikon no Tama — a “Jóia das Quatro Almas”. Na fantasia é comum a existência de pedras ou jóias que representam o poder para o bem ou para o mal: assim o Um Anel na saga da Terra Média de J.R.R. Tolkien, o sagrado cristal de prata em Sailor Moon ou as pedras da morte em Ga-Rei. A jóia das quatro almas representa poderes imensos e o primeiro episódio mostra justamente “como tudo começou”: quando Inuyasha (em razão de acontecimentos anteriores que posteriormente são esclarecidos), o youkai de forma quase humana (mas de orelhas caninas) que usa um longo manto vermelho e anda descalço, ataca poderosamente uma aldeia para se apossar da jóia de quatro almas, porém a sacerdotiza Kikyou consegue detê-lo com uma flecha mística que o sela numa árvore. Inuyasha cai num sono mágico mas Kikyou morre em consequência dos ferimentos; antes porém diz a sua irmã mais nova, então apenas uma criança, Kaede (mas que já não tinha o olho direito, o local coberto por tapa-olho) que faça queimar o seu corpo junto com a jóia, e seu desejo é cumprido.
Séculos depois, em Tóquio, a colegial Kagome, que está completando 15 anos, vive num templo xintoísta em companhia de seu avô, que é sacerdote, da mãe, do irmão mais novo Sota e do gato Buyo. No terreno em volta encontra-se, dentro de uma construção, o misterioso “poço come-ossos” e perto a “Árvore Sagrada Milenar”. O avô de Kagome vende um enfeite de bola de gude chamado de “shokon no tama”, “jóia das quatro almas”. Kagome é linda, inteligente, ágil e sensível. Mas nada a preparara para os acontecimentos que a esperavam no dia de seu aniversário...


Resenha do episódio 1 — “A garota que volta no tempo e o garoto lacrado” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).
Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Higurashi...................................................Akiko Nakagawa


“Se puder moldar um futuro com você voarei para qualquer lugar.”
(tema musical da abertura)

“Por que isso estava dentro do meu corpo?”
(Kagome)

“Não estou entendendo nada, mas sei de uma coisa: eu não quero morrer!”
(Kagome)


Violência e monstruosidade acontecem ao longo da série, todavia o que chama mais atenção não é isso, mas a doçura e misticismo de Kagome, uma das mais encantadoras heroínas do desenho animado. A figura carismática de Kagome empresta calor humano à história, pode-se afirmar que ela é a alma da série.
Para ela tudo começa quando Buyo entra na cabana que cerca o poço come-ossos e Sota vai atrás do gato, e Kagome vai atrás de Sota. Ela se aproxima do poço lacrado e estranha um ruído que se faz ouvir. De repente as tábuas se rompem e estranhos braços etéreos envolvem a menina e a puxam para dentro do poço. Kagome se vê agarrada por uma mulher monstruosa com corpo imenso de centopeia. Esta diz estar atrás da jóia de quatro almas. Kagome a repele com a mão espalmada, produzindo um efeito de energia inesperado, e quando sai do poço encontra-se em outro mundo: um mundo do passado, que ela não compreende. Tentando se localizar descobre a já mencionada árvore sagrada, mas agora vê nela, fixada por uma seta, a estranha figura de Inuyasha, que se encontra inconsciente. Intrigada, Kagome chega a manipular as orelhas de cachorro de Inuyasha, mas os aldeões a flagram e a levam amarrada para a aldeia, para ser analisada pela sacerdotisa Kaede, a mesma irmã de Kikyou, já agora uma mulher idosa, pois passaram-se 50 anos ou mais.
Kaede liberta Kagome e lhe dá alimento, depois de verificar que ela não é um youkai. Fica impressionada com a semelhança entre Kagome e sua falecida irmã Kikyou. No entanto o youkai-centopeia volta a aparecer e ataca Kagome, exigindo a jóia das quatro almas, e a garota nada sabe a respeito. Na perseguição que ocorre Kaede, cada vez mais espantada com os poderes de Kagome, constata que a menina enxerga coisas que humanos normais não podem ver, e ela também consegue repelir o youkai com a mão espalmada. A jóia das quatro almas afinal resplandece dentro do corpo de Kagome e dele sai, caindo ao chão e sendo engolida pela lacraia-youkai. Mas afinal Inuyasha, despertado pela presença de Kagome e inicialmente julgando-a Kikyou (o que ela nega indignada, pois nem sabe quem é Kikyou), pede que o liberte da flecha para que possa lutar com o monstro. Mesmo considerando Inuyasha “terrivelmente arrogante” ela faz a sua vontade, pois como a adolescente diz, não quer morrer. Kaede torna a ficar estupefata: a flecha, que deveria ser um selo eterno, desaparece quando Kagome a empalma. Livre, Inuyasha liquida facilmente o youkai, com suas poderosas garras.
Mas a situação ainda é complicada. Kaede diz a Kagome para ficar com a pedra que por sinal está presa a uma correntinha, como uma medalha. Inuyasha, porém, ordena a Kagome que entregue a jóia, se não quiser experimentar a dor de suas garras. Perplexa, Kagome murmura: “Mas ele, supostamente, não é o herói?”
O primeiro episódio termina com a iminência do confronto entre Kagome e Inuyasha.

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2017.