SAILOR MOON CLÁSSICA 34: surge a Princesa da Lua

SAILOR MOON CLÁSSICA 34: surge a Princesa da Lua
Miguel Carqueija



Ao esquentar o conflito entre as guerreiras e o Reino Escuro, uma importantíssima revelação acontece: finalmente se dá a conhecer quem é a Princesa da Lua que vinha sendo procurada desde o primeiro episódio do seriado. Para o público que acompanhou a série desde as primeiras transmissões, mesmo quem não conhecesse o mangá, as pistas deixadas pelo caminho já evidenciavam: Usagi Tsukino (Serena na América), ou seja Sailor Moon, é ela — embora até então não soubesse — a Princesa da Lua Branca, a herdeira do desaparecido Reino Lunar...


Resenha do episódio 34 – “Resplandescente cristal de prata: a Princesa da Lua chegou” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.

Personagens e dubladores originais

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Nephryte (Neflite)................................................Katsuji Mori

Zyocite.........................................Keiichi Nanba
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Aino Minako (Sailor Vênus)................................Rika Fukami
Kunzite (Malachite).............................................Kazuiuki Sogabe


“Até hoje eu achava você o homem mais chato do mundo, mas agora eu acho você o segundo... homem mais chato.”
(Usagi Tsukino (Sailor Moon) para Mamoru Chiba (Tuxedo Kamen)

“O que vou fazer? Não posso me transformar sem revelar a ele quem sou, mas estou certa de que se não tentar fazer alguma coisa nós morreremos!”
(Sailor Moon)


É também neste episódio que Sailor Vênus, recém integrada no grupo com seu gato Artêmis, revela às demais sua identidade como Minako Aino. Porém é emocionante a cena da revelação dupla onde Serena (Usagi Tsukino) pressionada por uma situação de perigo extremo, transforma-se na frente de Mamoru Chiba, revelando a ele ser ela a famosa Sailor Moon; logo em seguida Mamoru se transforma no Tuxedo Mask (ou Kamen, ou seja, Mascarado de Fraque), e o espanto é mútuo, pois viviam trocando farpas.
Tendo conseguido cercar Mamoru e Usagi numa armadilha na Torre Starlight próxima ao cais do porto, Zyocite e Malachite logram tomar os dois cristais arco-íris que se encontravam com Mamoru, que além disso, já machucado no ombro no episódio anterior, é gravemente ferido e aparentemente morto. E é nesse ponto que se dá o milagre: diante das lágrimas de Sailor Moon os sete cristais arco-íris se reúnem em sua frente e formam o lendário Cristal de Prata, surge o cetro lunar e Usagi se transforma, quiçá sem dar conta, na Princesa da Lua Branca, com uma veste branca talar. As quatro guerreiras auxiliares e os dois gatos falantes (Luna e Artêmis) assistem tudo com imenso espanto, pois ninguém esperava que a humilde, infantil e desastrada Sailor Moon fosse a esperada Princesa...
O que chama mais atenção em Sailor Moon é que essa personagem, tão genialmente criada pela Naoko Takeushi, é toda sentimento, os seus sentimentos profundos são o que há de mais importante na saga, mais do que qualquer combate. Este episódio 34 é, sob esse aspecto, um dos mais marcantes.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2017.