INUYASHA episódio 5: conflito entre irmãos

INUYASHA episódio 5: conflito entre irmãos
Miguel Carqueija


A saga de Inuyasha, que também é a saga de Kagome, aos poucos vai se enriquecendo com novos personagens. Neste quinto episódio surgem o sinistro Seisshoumaru, meio-irmão de Inuyasha e um youkai completo, seu assistente Jaken (que parece uma ave de baixa estatura, mas não voa) e o pitoresco youkai-pulga Myouga. Seisshoumaru busca localizar a sepultura de seu pai, e espera arrancar esse conhecimento de Inuyasha. Fica claro que os dois se odeiam. Kagome deduz que a mãe de Inuyasha era humana, daí ele ser um mestiço (hanyou). A lealdade de Kagome por Inuyasha vai além do merecimento deste e apesar das grosserias que ele faz. Esta ligação é, no fim das contas, a grande sedução da história: o amor impossível entre seres tão diferentes, a bela e a fera...


Resenha do episódio 5 — “O temível nobre Sesshoumaru” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).
Elenco original de dublagem

Kagome Higusashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Sesshoumaru......................................................Ken Narita
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Jaken.................................................................Iuishi nagashima


“É assustador pensar sobre todos os youkais que virão em busca da Shikon no Tama.”
(Kagome Higusashi)

“Apesar dele ser rude, egoísta e malvado, para que possamos encontrar todos os Shikon no Kakera... espero que Inuyasha e eu possamos nos entender.”
(Kagome Higusashi)

(Shikon no Tama = jóia de quatro almas; Shikon no Kakera = fragmento da jóia de quatro almas)


Sesshoumaru é ainda mais arrogante e insuportável que Inuyasha, e lança contra o irmão palavras de desprezo só por ele estar andando com uma humana, isto é, a adolescente Kagome, de 15 anos. Kagome tem maturidade de adulta e intrepidez de heroína, por isso diante do novo adversário não pensa em fugir mas em ajudar Inuyasha e entender a situação. Uma situação complicada, porque Sesshoumaru e Jaken criaram uma ilusão que leva Inuyasha a crer que está lidando com o espírito de sua mãe, falecida há muitos anos. Kagome percebe que aquela mulher é uma fraude ou ilusão, mas o feitiço lançado a impede de avisar Inuyasha, deixando o capítulo inconcluso.
A série na verdade está apenas “esquentando” com a apresentação de personagens importantes. Outros ainda virão. O seriado é longo e o grande vilão ainda não apareceu...

Rio de Janeiro, 9 de novembro de 2017.