ROD TV episódio 16: a terrível vingança de Joker

ROD TV episódio 16: a terrível vingança de Joker
Miguel Carqueija


Pode uma pessoa má achar que está fazendo o bem? Julgar que pratica atos heroicos e patrióticos? Ou achar que as pessoas boas e íntegras é que estão erradas e devem ser reprimidas?
O episódio 16 de ROD aborda de maneira profunda esses temas éticos ao mostrar a arrogância presumida de quem se julga o dono da verdade e defende sua posíção com cinismo e prepotência.
O esconderijo secreto de Yomiko Readman e Nancy Makuhari é descoberto por Mr. Carpenter (Joker) da Biblioteca Britânica, de onde ela deserdara há cinco anos levando o Livro do Olho Clarividente. Só para relembrar, nesse mundo alternativo a Biblioteca Britânica é um serviço secreto da Inglaterra, e Readman, “The Paper”, nele trabalhara como agente especial, manipuladora de papel.
Sumiregawa Nenene com as Três Irmãs (Maggie, Michelle e Anita) haviam localizado Yomiko Readman e conversavam com ela quando se dá a chegada de Joker, algo mais velho que nos OVA’s da série e utilizando uma bengala, porem ainda elegante com seu terno, seu cabelo engomado, seu ar de “dandy”.


Resenha do décimo-sexto episódio (Fahrenheit 451) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy Earheart ..............................................................Mika Sakenobe
Yomiko Readman “The Paper”.........................Rieko Miura
Nancy Makuhari “Miss Deep”..........................Michiko Neya


“Não voltarei... porque você é uma pessoa ruim, Joker-san. Eu sei o que você vai fazer com aquele livro. Eu não o devolverei a você.”
(Yomiko Readman “The Paper”)

“Quem você pensa que é? Você é tão pegajoso e antipático!”
(Anita King)

“Venha conosco. Sofrerei junto com você.”
(Sumiregawa Nenene para The Paper)


Os mistérios do passado de Yomiko Readman, “The Paper”, começam a ser desvendados. Algo terrível aconteceu entre o Incidente I-jin, focalizado em três especiais de tv já aqui resenhados, e os acontecimentos atuais, e que envolveu The Paper e a Biblioteca Britânica. O célebre incêndio da Biblioteca Britânica seguido pela fuga de The Paper, levando um dos livros secretos, e Nancy Makuhari, clone da “Miss Deep” original, falecida no terceiro OVA (especial). A Nancy que pedira a Yomiko, como último pedido, que cuidasse de sua irmã.
Por que a Biblioteca Britânica quer o livro que The Paper levou? E por que Yomiko Readman rompeu com Joker, no passado seu amigo e chefe? O que aconteceu cinco anos atrás? E quando as seis mulheres, servidas pelos poderes com manipulação de papel das três irmãs e de The Paper, conseguem romper o cerco do comando de encapuzados que seguia Joker, este se comunica com Wendy, sua secretária, ordenando a execução de uma vingança terrível, a “Operação Fahrenheit 451” (alusão ao célebre romance de Ray Bradbury onde se imagina uma sociedade em que livros são queimados). Com um poder incompreensível fora do seu país, os agentes da BB invadem as livrarias de Jinbouchou e retiram à força todos os livros, empilhando-os em praça pública, onde a fria e cruel Wendy joga o fósforo inicial para o grande incêndio.
Anita King, presenciando o ato monstruoso e vendo as chamas e a figura de Yomiko com as roupas esvoaçando, tem uma crise histérica e começa a gritar, lembrando o passado. Yomiko Readman “The Paper” corre até Wendy para pedir que pare o incêndio mas esta, friamente apenas observa que é como no passado... “contemple seus pecados”.
Como uma pessoa que, no tempo do incidente I-jin, era tão amável e íntegra como Wendy Earheart, se transformou em algo tão perverso e calculista? Em seu apego fanático por Joker, ela o acompanhou na perversão...
Assim, com o incêndio de uma imensa pilha de livros, Joker e Wendy se vingam de Yomiko Readman, que ama profundamente os livros.
Que fará agora The Paper diante do inimigo implacável?

Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 2017.




imagem de Yomiko Readman The Paper, a Mestra dos Papéis