INUYASHA episódio 7: a força do sentimento

INUYASHA episódio 7: a força do sentimento
Miguel Carqueija


O pai de Inuyasha e Sesshoumaru era um youkai completo e poderosíssimo. E, mesmo assim, ligou-se a uma mulher humana, Ofukuru, mãe de Inuyasha que assim veio ao mundo como um hanyou, considerado um bastardo, mestiço de youkai e humano. O objetivo confesso de Inuyasha é obter a posse da Joia de Quatro Almas e com seu poder tornar-se um youkai completo, com todo o poder de um youkai.
Sesshoumaru, que é apenas meio-irmão de Inuyasha e, como youkai completo (embora costume usar forma humana sua verdadeira forma é de uma fera enorme), despreza os humanos e censura o falecido pai por ter-se unido a uma humana, deseja a posse da Escalibur conhecida como Tessaiga, mas nem ele nem Inuyasha conseguem soltá-la da pedra. E quando os dois lutam Kagome, acidentalmente e sem querer, retira a Tessaiga. Ela até se desculpa, de tão espantada...


Resenha do episódio 7 — “A poderosa batalha: Seisshoumaru versus Tessaiga!” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).
Elenco original de dublagem

Kagome Higusashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa


“Ele não conseguiu puxar a espada! Isso significa que ele não é o seu legítimo dono! Jamais a entregarei!”
(Kagome Higusashi)


O significado dos acontecimentos deste episódio, apesar de toda a violência e monstruosidade, é profundo: o valor dos sentimentos benignos, a esterilidade do ódio. A Tessaiga estava destinada a Inuyasha porém ele, pessoalmente, não conseguiu retirá-la do local onde estava cravada. Ele teria de possuí-la através de Kagome. A jovem e pura heroína, de coração bondoso e destemido, recusou-se, mesmo diante da ameaça mortal, a entregar a excalibur a Seisshoumaru. Ela a entrega a Inuyasha, que só consegue transformá-la numa verdadeira espada mágica (pois sua aparênca inicial era de objeto frágil e enferrujado) quando decide que defenderá Kagome. Na feroz luta que se segue, com Seisshoumaru tendo assumido sua forma monstruosa, Inuyasha sai vencedor com a utilização da Tessaiga. Seriamente ferido, Seisshoumaru se vê obrigado a fugir.
Kagome sente-se mais atraída por Inuyasha ao constatar que, apesar de sua rudeza, ele é diferente de Seisshoumaru. Inuyasha, porém, estraga tudo ao pronunciar grosserias contra a garota, que reage jogando-o no rio. Inuyasha tem sentimentos que estão se desenvolvendo, mas não gosta de admiti-los pois vê isso como uma fraqueza. Este é afinal o grande dilema do personagem: irá, no final da série, decidir-se por se tornar um youkai completo e afastar-se dos humanos... ou tornar-se um humano e ficar definitivamente com Kagome? Vencerá o ódio ou o amor que coexistem em Inuyasha?

Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2017.