SAILOR MOON CLÁSSICA 39: patinação

SAILOR MOON CLÁSSICA 39: patinação
Miguel Carqueija


Num dos mais descartáveis episódios do seriado, Malachite faz uma tentativa de identificar Sailor Moon por intermédio de um evento de patinação no gelo. E isso porque, no passado Reino Lunar, a Princesa havia sido uma grande patinadora. Interessada na exibição da dupla Nisha/Jamelin, Usagi Tsukino arrasta suas companheiras mas quando ela tenta patinar é um verdadeiro desastre.
O que elas não sabem é que a dupla de instrutores foi possuída por demônios do Negaverso e que o único objetivo da exibição é identificar, entre as patinadoras, a Sailor Moon. Malachite quer descobrir a identidade da guerreira para tomar-lhe o cristal de prata. Endymion, que também está à caça da pedra, não hesita em atrapalhar os planos de Malachite, embora já não seja aliado de Sailor Moon...


Resenha do episódio 39 – “Makoto é a rainha da patinação no gelo” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya (ausente neste episódio)
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Aino Minako (Sailor Vênus)................................Rika Fukami
Kunzite (Malachite).............................................Kazuiuki Sogabe
Artêmis..........................................Kappei Yamaguchi


“Pelo poder do prisma lunar!”
(palavras de transformação de Usagi Tsukino em Sailor Moon)

“Sou uma guerreira que luta pelo Amor e pela Justiça! Sou Sailor Moon, e punirei você em nome da Lua!”
(bordão de Sailor Moon após a transformação e dirigido contra seus adversários)


Episódio de conteúdo mais humorístico, mostra um Mamoru Chiba (Endymion) que, mesmo tendo sofrido lavagem cerebral e se tornado aliado da Rainha Beryl, ainda hesita em combater Sailor Moon e suas amigas, e atrapalha deliberadamente os planos de Malachite, pois entre os dois não existe amizade. Contudo, apesar da menor densidade deste episódio ele se sustenta por vários detalhes de humor, como a falta de jeito de Sailor Moon ao tentar patinar, apesar do seu passado de grande patinadora no Reino Lunar, milênios atrás; Sailor Vênus, que vive citando os ditados de maneira errada, também consegue ser engraçada. Por outro lado Sailor Júpiter revela ainda possuir seus grandes talentos de patinadora do passado remoto.

Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2017.



(na imagem do seriado, Makoto Kino (Sailor Júpiter) e Serena, ou Usagi Tsukino (Sailor Moon)