ROD TV episódio 18: a destruição da Biblioteca Britânica

ROD TV episódio 18: a destruição da Biblioteca Britânica
Miguel Carqueija


Finalmente se revela o que realmente aconteceu naquele fatídico dia em que a Biblioteca Britânica foi incendiada. Entre os três OVA’s ou especiais de tv que relatam o “Incidente I-jin” (“Read or die”, ou seja, “Leia ou morra”) e o primeiro episódio de “ROD TV-Read or dream” (Leia ou sonhe) existe um hiato de mais de cinco anos. E aqui se coloca o ponto de divergência: o episódio que representou o rompimento entre Yomiko Readman, “The Paper”, com Mr. Carpenter, o caviloso Joker da Biblioteca Britânica. Mais detalhes devem existir nos livros e nos mangás, pois muita coisa deixou de ser mostrada na animação.
Como se sabe, ao final do Incidente I-jin a segunda Nancy Makuhari, clone da primeira, que morreu, esquecida de sua participação no drama, estava detida em uma clínica de recuperação, onde foi visitada por The Paper, que ficara amiga de sua irmã. A primeira Nancy, Miss Deep, apesar de cúmplice dos i-jins e ela própria uma i-jin (clone de pessoa famosa, no caso Mata-Hari, e com habilidades expandidas até o nível de superpoderes), aliara-se a The Paper para derrotar a conspiração, morrera e pedira a Yomiko que cuidasse de sua irmã.
Como a Nancy remanescente estivesse grávida de seu amante Ikkyu, morto no confronto final, Joker tomou-lhe o bebê logo que nasceu, pois nessa altura Gentleman, o avatar da Grã-Bretanha (estamos num mundo alternativo), morrera mas suas características mentais haviam sido preservadas nos sete livros silentes, aguardando um corpo que pudesse receber o conteúdo por tecnomagia, um corpo que suportasse os conhecimentos de Gentleman. Ao saber do que estava acontecendo The Paper dirigiu-se revoltada ao escritório de Joker, tentando convencê-lo a desistir do empreendimento, visto que o mesmo era uma iniquidade, e o filho de Nancy seria sacrificado para que Gentleman voltasse a ter um corpo.
Aqui constato como a série ROD, ao ser adaptada em animação, deixou muitas lacunas que só quem pôde acompanhar os romances e/ou revistas de quadrinhos puderam preencher. Joker, mostrando-se intransigente, fala arrogantemente com Yomiko, até então sua amiga. A Inglaterra, Joker chega a afirmar, existia para reviver Gentleman, e tudo era permitido. Ele chega a chamar a segurança para levar Yomiko, aconselhando-a a tirar férias. É aí que surge a referência a Donnie Nakajima, que teria morrido mas na verdade estava vivo, na forma de uma fita de gravação (da mesma forma como haviam mantido vivos os dados de Gentleman para ressuscitá-lo em um novo corpo). Foi preciso consultar a Wikipedia para descobrir que Donnie havia sido o 18° The Paper (manipulador de papel) das Forças especiais da Biblioteca Britânica. Yomiko Readman, que o amava e passou a usar seus óculos após sua morte misteriosa, tornou-se a 19ª The Paper. Não sabendo disso por nada haver sido apresentado a respeito nos desenhos, os espectadores ficam no ar. Mas nem sempre se pode filmar o que se quer, às vezes faltam recursos ou apoio.
Como quer que seja, esse foi o estopim que fez Readman surtar. Sem mais saber o que fazia ela liberou todos os seus poderes telecinéticos com papel, dentro do prédio da Biblioteca Britânica. Milhões de livros saíram voando e se desfolharam, num turbilhão louco; cabos de energia foram cortados e o incêndio começou. Ainda se vislumbra Wendy ajudando Joker a fugir do local. E também a misteriosa figura de uma garotinha de uns sete anos, berrando de pavor ante o espetáculo do incêndio, com Yomiko Readman no centro do festival de papel em vôo e em chamas, como uma desvairada maestrina...


Resenha do décimo-oitavo episódio (Confissão) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy Earheart ..............................................................Mika Sakenobe
Yomiko Readman “The Paper”.........................Rieko Miura
Nancy Makuhari “Miss Deep”..........................Michiko Neya
Drake Anderson...............................................Masami Iwasaki


“Você é uma criança nascida de dois i-jins. Sua habilidade física e inteligência estão muito além da de um ser humano normal.”
(The Paper para Júnior)

“Júnior-kun foi criado e educado para ser o novo corpo de Gentleman.”
(The Paper)


Reunindo o grupo de oito pessoas, Yomiko Readman “The Paper” faz a sua confissão, revelando afinal tudo o que aconteceu naquele dia, seis anos antes, em que a Biblioteca Britânica pegou fogo e ela própria desapareceu levando Nancy e um dos livros secretos de Joker. Mas quando Júnor, que teve o seu crescimento acelerado artificialmente (como faziam com os i-jins, lembra Yomiko) e por isso já é um adolescente, impressionado com a ideia de que um dia tentarão colocar o que existe no livro dentro dele, o que seria a sua morte e sua substituição por Gentleman, toca no volume... como ele, a exemplo de sua mãe Nancy, pode penetrar a matéria, sua mão penetra acidentalmente no livro (que sendo tecnomágico é lacrado e só pode ser aberto por uma chave especial) e todos os personagens se vêem como fantasmas na cena do rompimento entre The Paper e Joker e subsequente incêndio. Horrorizada, Anita King reconhece a si mesma na garotinha que grita de pavor. Anita, que mesmo sendo manipuladora de papel não gosta de ler e tem trauma com livros, recordando confusamente chamas e livros voando e uma misteriosa figura no centro. Agora tudo ficou claro: a figura era Yomiko Readman, era The Paper...
O episódio é excelente e envolvente, como aliás o seriado inteiro. Há sutilezas como o pombo Whoo, antigo espião da Dokuseisha e que ficou com o grupo formado em torno de Michelle Cheung. Ele aceita vigiar a cabana do telhado. Drake e Anita se revezam na vigilância, afinal estão sendo perseguidos pelas forças de Joker.
Agora porém, que a verdade foi revelada, já se sabe contra que as heroínas e Drake estão lutando: uma conspiração diabólica para reduzir o mundo a um poder incomensurável que procura ressurgir...

Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 2018.

imagem: The Paper (de óculos) e Nancy Makuhari.