SAILOR MOON CLÁSSICA 40: a lenda do lago

SAILOR MOON CLÁSSICA 40: a lenda do lago
Miguel Carqueija


Um estranho capítulo se desenrola, com maior participação da família de Serena, quando todos se dirigem a um balneário estranhamente vazio por sinal. Endymion e Kunzyte (Malachite na versão brasileira) também se dirigem até lá intrigados com uma energia peculiar que emanava do lago. Havia uma lenda que falava num espírito maligno aprisionado no fundo do lago e Endymion, de forma imprudente, o liberta. Começa uma situação muito difícil para Usagi Tsukino (Serena): diante do monstro voador que aparece ela não pode se transformar em Sailor Moon porque isso revelaria seu segredo ao pai, à mãe e ao irmão.


Resenha do episódio 40 – “O espírito maligno do lago une a família” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.

Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Aino Minako (Sailor Vênus)................................Rika Fukami
Kunzite (Malachite).............................................Kazuiuki Sogabe



“Mamoru... esta é a sua melodia favorita.”
(Sailor Moon)

“Às vezes eu sinto como se a Serena fosse uma pessoa completamente diferente.”
(Kenji Tsukino)

Este é um dos episódios mais espirituais da série de Sailor Moon, como podemos concluir. Os pais de Serena, Kenji e Ikuko, mais o irmão Shingo, são com ela acossados por um espírito maligno, a princípio confundido com uma “maligna” ou “yuma” do Reino Escuro, mas as demais guerreiras vêm ajudar e Sailor Marte conclui que não se trata de uma yuma, e sim de uma alma penada. Quando Sailor Marte e Sailor Moon conseguem purificá-la ela se afasta para o alto, já na forma de uma bela jovem. As guerreiras concluem que ela está indo para o Céu (espiritual). É interessante como a fé religiosa está presente ao longo de toda a saga de Sailor Moon, bem como o claro discernimento entre o bem e o mal, o que, junto com os elementos de amor e de humor, torna esta série algo muito especial.

Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2017.


(imagem: Sailor Moon e Mamoru, cena do filme longo "Corações em gelo")