Lady Bird – Quando o Ordinário é Extraordinário

Adolescentes de hoje podem pensar que estão mais à frente do que adolescentes do passado, mas isso não pode estar mais longe da verdade. É verdade, a tecnologia tornou o mundo mais pequeno para eles e eles têm um maior acesso ao conteúdo, mas assim que eles entram no ensino médio, muitos desses filhos não conseguem entender um mundo onde, apesar de falar sobre problemas sérios, eles ainda são tratados como crianças. Eles não acreditariam nisso, mas esse tem sido o estilo de vida adolescente há muito tempo. (Eu bem sei hehe já fui uma adolescente bem complicada). Eles querem ser vistos por sua individualidade e seu entusiasmo para tentar fazer a diferença. Eles definitivamente merecem ser ouvidos, mas a perspectiva é algo que não se pode ganhar até experimentá-la.

Os jovens precisam passar por complicações da escola, trabalho, relacionamentos, sexo e até mesmo de seus próprios hobbies, são essas pequenas batalhas diárias que os fazem amadurecer e criar um melhor julgamento de caráter. O que separa os adolescentes dessa nova era é que, devido às mídias sociais e ao uso excessivo da Internet, muitos assumem que apenas ver mais disso pode substituir o real. Independentemente do plano de fundo, eles vão ver os problemas de todas essas coisas uma vez que eles realmente as encontrarem. Para uma adolescente, Christine “Lady Bird” experimenta tudo isso e alguns dilemas em Lady Bird.

Christine "Lady Bird" (interpretada por Saoirse Ronan) está apenas começando seu último ano em uma escola secundária católica onde sua esperança é fugir de Sacramento e se mudar para Nova York. Ela vê isso como uma fuga de sua mãe dura, Marion (interpretada por Laurie Metcalf), seu pai mais compreensivo, mas deprimido, Larry (interpretado por Tracy Letts), e de um lugar onde ela se sente não está em lugar algum. Ela fala sobre esses sonhos com sua amiga mais próxima Julianne (interpretada por Beanie Feldstien). Lady Bird é então informada de que, se ela quiser uma chance de entrar em qualquer escola fora do estado, ela terá que participar de atividades extracurriculares para compensar suas notas regulares.

Ela se junta ao grupo de teatro. No começo, isso parece ser bem-sucedido, com sua atuação na peça de outono e até mesmo por conhecer um namorado, Danny (interpretado por Lucas Hedges). Quando as coisas dão errado, ela continua a procurar maneiras de se encaixar com a multidão popular "cool kids", que inclui a menina rica Jenna, e outro namorado, o roqueiro melancólico e apático Kyle (interpretado por Timothee Chalamat, que está maravilhoso em Call Me By Your Name, assistam!!!). Ela também continua a bater de frente com sua mãe enquanto mantém o segredo que a maioria das universidades que ela se inscreveu estavam fora do estado.

Na superfície, Lady Bird parece bater em muitos tópicos que muitos filmes adolescentes já abordaram. O adolescente angustiante, querendo ser popular, conhecendo um namorado “perfeito”, sonhos, você conhece esse tipo de esquematização de roteiro de filmes adolescentes. O que muda em Lady Bird é como o roteiro (escrito e dirigido por Greta Gerwig) desempenha muitos desses momentos. Em primeiro lugar, muitas cenas são apresentadas na conversa que tinham um tempo médio de duração, nem muito curtas ou muito longas. Dessa forma, o longa nos dá mais chance de preencher as lacunas para ver o quanto os personagens sabem. Em segundo lugar, nenhuma das coisas que "Lady Bird" está tentando fazer não é um objetivo geral, mas são apresentadas como coisas que poderiam ajudar.

O relacionamento principal que é o foco é "Lady Bird" e sua mãe. Eu tenho que dar muito crédito porque as muitas histórias em filmes adolescentes tendem a focar as adolescentes com uma relação difícil com seu pai, mas as pessoas tendem a esquecer que as mães podem ser tão difíceis quanto as meninas. É por isso que tanto Saoirse Ronan quanto Laurie Metcalf são perfeitas para suas personagens. São duas pessoas com falhas, e ver como as falhas as afetam é algo muito interessante. Ambas podem dizer coisas realmente boas e coisas boas, mas nunca vai muito longe, porque elas sabem que precisam uma da outra para seus propósitos.

Eu sou fã dela desde I Could Never Be Your Woman (Nunca É Tarde Para Amar de 2007), mas Saoirse Ronan é uma atriz fenomenal que não é apenas um rosto legal, mas tem a habilidade de se tornar estranha o suficiente para que parecer uma adolescente comum, e na minha opinião esse é o maior motivo dela ter ganhado o Globo de Ouro de 2018 na categoria de Melhor Atriz de Comédia ou Musical, eu já imaginava ela ganhando esse prêmio desde Brooklyn (um dos meus filmes favoritos com a Saoirse). É fácil notar que ela tem um rosto com acne, que também é algo que o filme raramente retrata. Eu acho que há um medo de que espinhas ou quaisquer imperfeições em uma mulher sejam pecaminosas na indústria cinematográfica. Nem todas as meninas terão caras e corpos de deusas. Eu concedo a Greta Gerwig crédito por conseguir retratar os adolescentes de uma forma pouco atraente; de forma áspera e real, isso demonstra que o filme é muito verossimilhante e isso é por conta da direção e do roteiro excepcional de Greta Gerwig e não é à toa que o filme também levou outro prêmio no Globo de Ouro 2018, o de melhor filme de comédia ou musical.

Minha nota é com certeza 10 estrelas e se pudesse daria mais. Eu torço avidamente para que Lady Bird ganhe um Oscar, porque com certeza o longa foi uma grata surpresa para mim. A vida adolescente não é fácil, mas esse filme mostra como os adolescentes não verão a verdade até o testemunharem uma nova perspectiva. Assista e veja se você crescerá também.