SAILOR MOON CLÁSSICA 41: Endymion contra Sailor Moon

SAILOR MOON CLÁSSICA 41: Endymion contra Sailor Moon
Miguel Carqueija


A Rainha Beryl insiste em destruir as guerreiras e se apossar do sagrado cristal de prata. O seu novo plano é tornar a reunir os “sete demônios” do passado que haviam renascido na Terra purificados e como seres humanos (além de um que era um gato) e juntá-los num só grande demônio, que mataria as “sailors”. Para tanto seria necessário capturar as pessoas atuais e prendê-las dentro do cristal negro até que as sete estivessem reunidas.
Mesmo provocando ciúmes em Kunzyte (Malachite na versão brasileira) Beryl encarrega Endymion da missão. Endymion, que na verdade é Mamoru Chiba, o Tuxedo Mask ou Tuxedo Kamen (Mascarado de Prata; nas versões americana, mexicana e brasileira seu nome foi mudado absurdamente para Darien), mas que por lavagem cerebral tornou-se adepto do Reino Escuro e inimigo das guerreiras.
É Ryo, o pequeno gênio, capaz de adivinhar coisas do futuro, quem alerta Ami, a Sailor Mercúrio, do desaparecimento de cinco daquelas pessoas, restando ele próprio e o avô de Sailor Marte. As sailors então se dividem: três vão procurar Ryo, enquanto Marte fica com o avô, acompanhada pela Vênus.
A presença de Endymion em Tóquio é ameaçadora. Porém, o ponto mais dramático é ser ele o amor ancestral de Sailor Moon, do tempo do Reino da Lua. Enfrentar o seu amor milenar é um sofrimento a mais para a Princesa. Porque uma coisa a saga deixa bem clara: apesar de seu jeito alegre, Usagi não é uma heroína impassível. Com seus sentimentos delicados ela sofre, e muito, ao longo da série; sofre pelas pessoas a quem ama.


Resenha do episódio 41 – “Ami se apaixona e luta contra Mamoru” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba, Endymion)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Aino Minako (Sailor Vênus)................................Rika Fukami
Kunzite (Malachite).............................................Kazuiuki Sogabe
Ryo Urawa (Richard) ..............................................................Shinichirou Ohta


“Mamoru ou Endymion, ou o que for, eu não vou permitir que você o machuque! Portanto eu lutarei com você com todas as minhas forças. Não importa que você seja mais poderoso, o Bem vencerá!”
(Sailor Mercúrio para Endymion)

“Você não pode ficar reciclando seres humanos, eles não são latas vazias e muito menos lixo! Como achou que podia reutilizá-los?”
(Sailor Moon para Endymion)


Endymion, que não se lembra de sua identidade civil, está confiante nos seus poderes mas ao capturar o garoto no cristal negro esbarra com a determinação das guerreiras. Júpiter falha em deter Endymion; mais adiante, num parque de diversões aparentemente desativado, Mercúrio (Ami Mizuno), que ama timidamente Ryo e é por ele amada (igualmente de forma tímida) consegue tomar o cristal negro do adversário e destruí-lo, libertando todos os prisioneiros e frustrando o plano da Rainha Beryl.
A cena mais marcante do episódio é quando a própria Sailor Moon enfrenta Endymion. Para a Princesa da Lua Branca ele continua sendo o seu amado milenar; lutar com ele é algo extremamente doloroso. As outras não têm essa trava e juntando seus poderes Mercúrio e Júpiter conseguem atordoá-lo; mas enfim, entendendo que tem um dever a cumprir, Sailor Moon finalmente toma uma atitude séria mesmo que o seu discurso acima transcrito (e bem do seu estilo) tenha qualquer coisa de cômico. Com o poder do cetro lunar ela o exorciza, expulsando dele a energia do mal.
A hora da verdade porém será adiada, pois a Rainha Beryl consegue teleportar Endymion, já inconsciente, de volta ao Reino Escuro e decide que precisa implantar mais energia maligna em seu corpo e espírito, para impedir um retorno de suas memórias.
O calvário de Sailor Moon ainda não acabou. Na verdade, enquanto Endymion estiver sob a influência da Rainha Beryl, não voltará a ser o mesmo. Sailor Moon já entendeu que precisará expugnar o Reino Escuro para ter o seu amado de volta.

Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2018.