INUYASHA episódio 11: a máscara mortal

INUYASHA episódio 11: a máscara mortal
Miguel Carqueija


Kagome Higusashi retorna ao tempo moderno, pois precisa estudar e prestar provas. Inuyasha tenta selar o poço com uma enorme pedra para impedi-la de voltar mas Kagome utiliza o encantamento “Senta!” (Osurawi) para imobilizá-lo e retorna. Infelizmente nem em sua época e com sua família ela ficará em paz, pois a presença do fragmento da joia de quatro almas que ela guarda em seu quarto numa ampola reativa uma máscara maligna que seu avô guardava selada por ofudas. A máscara “Noumen” se anima e sai em busca de um corpo que possa suportá-la criando uma situação de horror...


Resenha do episódio 11 — “Renascida na era atual: a amaldiçoada Noumen” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higusashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa


“A vida se tornou bem difícil.”
(Kagome)

“E de repente estou nessa vida totalmente fora do comum.”
(Kagome)

“Hoje mesmo eu acordei pensando se isso não seria um sonho.”
(Kagome)


Este episódio tem muitos exageros ao focalizar a destruição causada pela máscara que sai voando e, absorvendo seres humanos, cria um espectro negro que a acompanha. Os danos são de tal monta, com desastres e pessoas desaparecidas, que causariam tremendo impacto na mídia, autoridades públicas e opinião pública. Isso na vida real, mas na ficção é comum passarem por cima dessas dificuldades.
O fato é que, com seu avô no hospital, Kagome se vê obrigada a mandar seu irmão Sota pelo poço místico para chamar Inuyasha, mas este já vinha, pois no outro lado do poço pôde sentir o cheiro do sangue de Kagome. E embora Inuyasha se mostre brabo com Kagome dá ao garoto a impressão de estar apaixonado por ela. Afinal, ele sempre arrisca a vida por Kagome, e dessa vez derrota o inimigo, cortando a máscara ao meio com a espada Tessaiga, de maneira bem fácil.
Começa a ficar difícil para a adolescente Kagome (15 anos) continuar levando a vida dupla em duas eras, pois suas constantes faltas no colégio já estão sendo notadas. Mas a sua ligação com o meio-youkai Inuyasha tende a se aprofundar. É a própria história da Bela e da Fera, em versão moderna.

Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2018.