A cidade submarina de Irwin Allen

A CIDADE SUBMARINA DE IRWIN ALLEN
Miguel Carqueija


Allen foi um importante produtor norte-americano de filmes e seriados de aventura, notadamente de ficção científica e cinema-catástrofe, inclusive misturando os dois gêneros.
É este o caso de “Cidade sob o mar” (“City beneath the sea”), de 1971. Aventurando-se aqui também na direção Allen realiza uma ficção científica sóbria, no estilo clássico, com a humanidade enfrentando uma ameaça que chega do espaço exterior e que pode causar a extinção em massa: um asteroide se aproxima em rota de colisão e deverá cair no mar, justamente no ponto onde se encontra, nas profundezas, uma cidade submarina, base dos Estados Unidos, e para onde foi transferida a reserva do ouro. Pior ainda, há um estoque de perigoso material radioativo.
Para complicar a situação o irmão do comandante é um conspirador que deseja se apossar do ouro e tudo ocorre ao mesmo tempo e em plena contagem regressiva, pois o planetoide está chegando e é preciso evacuar a base, tentar desviar o astro intruso com mísseis, proteger o material perigoso e o ouro, e enfrentar a conspiração.
É um filme válido no gênero, interessante, mas ressente-se de interpretações frias e ausência de humor ou vivacidade. As mulheres (todas jovens) usam mini-saias como uniformes, o que parece meio apelativo; o mais lógico, mesmo em 2053, é que usassem calças compridas.
Felizmente não aparece nenhum monstro marinho para ameaçar a base; no conjunto a película é recomendável sem entusiasmo.

Elenco:

Stuart Whitman.........................Admiral Matthews
Rosemary Forsyth.......................Lia Holmes
Robert Colbert............................Comandante Patterson
Burr De Benning.........................Aguila
Susana Miranda.........................Elena
Paul Stewart...............................Barton
Whit Bissell.................................Professor Holmes
Richard Basehart........................Presidente dos EUA
Joseph Cotten............................Dr. Ziegler
James Darrin..............................Dr. Talty
Sugar Ray Robinson...................Capitão Hunter

Rio de Janeiro, 2 de novembro de 2017.