Filmes para repensar a nossa relação com a comida

Você já parou pensar sobre a sua alimentação? Como diversos alimentos são produzidos? Quais os impactos da alimentação industrial sobre a nossa saúde e no meio ambiente? Como a relação com a comida vem sendo modificada através do tempo?

Para refletir essas e outras questões fundamentais sobre o tema, indico seis documentários que assisti recentemente.

Cozinhar (Cooked)

A série inspirada no livro "Cozinhar: Uma História Natural da Transformação", do jornalista e ativista alimentar, Michael Pollan, é dividida em quatro capítulos: água, terra, fogo e ar. Pollan defende que é preciso salvar a tradição de preparar nosso próprio alimento, bem como evitar o consumo excessivo de produtos industrializados, e mostra como cozinhar transforma o mundo em que vivemos.

Comida S.A (Food Inc)

Este documentário narrado por Michael Pollan, foi indicado ao Oscar e traz diversas reflexões sobre os efeitos da indústria alimentícia norte-americana. Apesar disso, suas informações podem ser muito bem aplicadas ao contexto brasileiro. De alimentos processados e ultra-processados aos modos como os animais são utilizados nas produções, o longa destrincha questões pertinentes sobre a nossa alimentação.

Em defesa da Comida (In Defense of Food)

Dessa vez, Pollan denuncia as razões para a nossa alimentação, se basear em produtos ultra-processados, disponibilizados de acordo com as prioridades do agronegócio e da indústria alimentícia, e conforme os dogmas da ciência da nutrição.

Muito Além do Peso

Nesse documentário brasileiro, a cineasta Estela Renner alerta sobre os efeitos da obesidade infantil e da publicidade de alimentos. O filme também retrata o consumo de alimentos não saudáveis, como fast-foods, que é um hábito comum entre muitas crianças por todo país.

O Mundo Segundo a Monsanto (Le monde Selon Monsanto)

O documentário dedicado à multinacional de OGM, foi feito por Marie Monique Robin. Ele é fundamental para entender o universo dos alimentos transgênicos e ainda denuncia como essa empresa também foi a responsável pela fabricação do PCB (piraleno), o agente laranja usado como herbicida na guerra do Vietnã.

O Veneno está na mesa

Documentário do cineasta brasileiro Silvio Tendler, traz o relato de especialistas e agricultores e coloca em xeque o atual modelo de produção de alimentos. Segundo ele, “O que motivou a falar sobre o tema foi ter descoberto que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo”.

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 15/02/2018
Reeditado em 15/02/2018
Código do texto: T6254624
Classificação de conteúdo: seguro