SAILOR MOON CLÁSSICA 45: tragédia no Polo Norte

SAILOR MOON CLÁSSICA 45: tragédia no Polo Norte
Miguel Carqueija

O episódio 45 da primeira temporada de Sailor Moon — a série clássica dos anos 90 (outras duas foram feitas posteriormente) — impressiona pela sua tragicidade. A Princesa da Lua Branca conhece os maiores sofrimentos da sua existência. Uma a uma, as leais companheiras de Sailor Moon serão mortas na batalha travada no Ártico: Sailor Júpiter, Sailor Mercúrio, Sailor Vênus e Sailor Marte. Eliminando, à custa de suas próprias vidas, as últimas malignas que se encontravam pela frente, as sailors abrem caminho para que Sailor Moon chegue ao reduto do Reino Escuro, para o confronto decisivo com a Rainha Beryl. Enquanto isso os noticiários falam de terremotos, erupções vulcânicas e furacões atingindo todo o planeta em consonância ao crescimento da mancha negra no Sol, algo que jamais havia acontecido antes. Mesmo sendo a Guerreira do Amor e da Justiça, Serena é uma menina inocente ainda na adolescência, e extremamente sensível. Terá ela possibilidade de enfrentar uma tal situação?


Resenha do episódio 45 – “As sailors morrem num trágico combate” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.

Elenco original de dublagem:

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba, Endymion)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Artêmis.............................................................Yasuhiro Takato
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Aino Minako (Sailor Vênus)................................Rika Fukami
Kunzite (Malachite).............................................Kazuiuki Sogabe
Metalia...................................................................Noriko Uemura


"Se as guerreiras juntarem todas as suas forças certamente derrotarão a Rainha Beryl.”
(Artêmis)

“Princesa, não há tempo para lágrimas.”
(Kino Makoto/Sailor Júpiter)

“Sailor Moon, apesar de brigarmos o tempo todo, foi lindo.”
(Hino Rei/Sailor Marte)

“Serena, deve ter coragem.”
(Sailor Júpiter)

“Serena, não fique triste assim.”
(Mizuno Ami/Sailor Mercúrio)

“Jamais perca a esperança.”
(Aino Minako/Sailor Vênus)

“Sempre estaremos com você, Serena.”
(Sailor Marte)


Sabe-se que muita gente se chocou com esse episódio 45, por causa das mortes já anunciadas no título; inclusive crianças, que não esperavam ver as suas heroínas morrerem. Mas na mini-série de David Crockett, Walt Disney também teve de deixar o herói morrer no final, pois é isso que a História conta que aconteceu na batalha de Forte Álamo.
O que muita gente não entende de saída em relação a seriados japoneses de animação, principalmente os da linha “shojo”, é a orientação espiritual de vários deles, onde há lugar para os fenômenos da santidade e dos milagres. Elementos místicos, xintoístas e cristãos, perpassam a série de Sailor Moon. Acima dos acontecimentos materiais, o seriado deixa bem claro, há poderes superiores que interferem quando necessário.
Portanto, é antológica a cena em que Usagi Tsukino (Serena), a Sailor Moon, senta-se na paisagem gelada, chorosa e impotente, com uma enorme sensação de irrealidade, como se estivesse vivenciando um pesadelo, ao pensar nas fiéis companheiras mortas; quando sente o pousar suave de uma mão em seu ombro e, voltando-se, vê a Sailor Júpiter que lhe dirige palavras de encorajamento e, com ela, as demais. Todas porém transparentes, são suas almas que vieram encorajar Sailor Moon. Esta então, sentindo renascer a coragem, ergue-se e corre pelo deserto de gelo, em direção ao reduto do Reino Escuro, murmurando repetidamente: “Eu não estou sozinha! Eu não estou sozinha! Eu não estou sozinha!”.
Está armado o cenário para a apoteose final do episódio 46.

Rio de Janeiro, 21 de março de 2018.

(na imagem: ao chegarem por teleporte ao Polo Norte, a única a sentir frio é Sailor Moon...)