HOYOYO!

HOYOYO!
Miguel Carqueija


Resenha da animação de longa-metragem “Hoyoyo! Uchuu daibouken” (Japão, Toei, 1982, 90 minutos) ou Dr. Slump e Arela”, da longa franquia do Dr. Slump. Com base no mangá de Akira Toriyama. Produção de Tomonori Imada. Roteiro de Shunichi Yukimuro, Tomoko Konpanu, Tochiki Inove e Michiru Shimeda. Direção de Akinori Nagaoka.
O Professor Noribaki Senbei, vulgo Dr. Slump, é um cientista meio maluco de um futuro interplanetário, cerca-se de uma equipe cujo mais importante membro é sua criação, uma robota chamada Norimaki Arale, que tem a forma de uma criança mas é na verdade fortíssima e poderosa. Vive dizendo “Hoyoyo!”, o seu bordão com o qual frisa as frases.
O traço é tosco e grosseiro, as situações são meio grotescas, mas dá para acompanhar e achar graça. Tudo gira em torno da Professora Yamabuki, por quem Slump está apaixonado, mas que caiu numa armadilha e foi atraída ao planetaTakujasaodake, no outro lado da Galáxia, onde o vilão Mashirito (extremamente ridículo) tenta forçá-la ao casamento. Slump constrói uma nave só para resgatá-la e segue com sua equipe. Logo todo mundo menos, por razões óbvias, a robota, está na maior aflição. Slump esqueceu de colocar banheiro na espaçonave. Eles são obrigados a se aliviar no primeiro planeta que aparece (aparentemente isso é facílimo).
Outro lance hilário é o aparecimento do Suppaman (sic), um super-herói desacreditado que a turma do Slump encontra a meio caminho. Apesar do oferecimento de ajuda, o grupo vai embora sem levá-lo... deixando-o indignado.
Pode-se dar boas risadas assistindo esse desenho, apesar de não se tratar de obra-prima.

Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2018.