Violência em profusão com os super-heróis

VIOLÊNCIA EM PROFUSÃO COM OS SUPER-HERÓIS
Miguel Carqueija


Resenha do desenho de longa-metragem “Superman e Batman, inimigos públicos” (Superman Batman – public enemies). Warner Bros, DC, Estados Unidos, 2009). Produção executiva: Benjamim Melniker, Michael Ublan, Sam register e Bruce Tinn. Roteiro: Star Berkowitz Produção: Michael Coguen e Bobbie Page. Direção: Sam Lu. Música: Christopher Drake.

Há muitos criadores originais neste universo de super-heróis Dc e Marvel; os principais que aqui aparecem são criação de Bob Kane (Batman) e da infeliz dupla Jerry Siegel e Joe Shuster (Super-Homem) pois estes foram por longas décadas espoliados em seus direitos autorais.
Esta animação é algo tosca e grosseira, e uma verdadeira parafernália repleta de brutalidades monstruosas. O argumento básico, bastante arbitrário, refere-se a uma situação de um futuro difuso, onde distúrbios econômicos e sociais levam os Estados Unidos a uma crise institucional sem precedentes, levando o eleitorado a eleger um “salvador da pátria” (coisa que já aconteceu várias vezes no Brasil). E ele é simplesmente o arquivilão Lex Luthor.
Uma vez que ele é guindado ao icônico cargo de presidente dos USA, Luthor obtém que quase todos os super-heróis o sirvam: o Capitão Átomo, o Raio Negro, a Poderosa, a Katana, o Major Força, Metallo, o Capitão Marvel e outros (a maioria eu nem conheço). Ficam de fora, porém, Batman e Super Homem, por não acrditarem em Luthor. Daí para serem considerados inimigos púbicos vai pouca distância.
O que chama a minha atenção e causa espécie é a extrema violência deste desenho, inclusive na brutalidade e ódio que diversos super-heróis transmitem, ao combaterem Superman e Batman, como se os dois houvessem se tornado odiosos. Quase todos esses super-heróis eu mal conheço, pois não sou aficionado desses personagens que espalham paranoia nos quadrinhos, desenhos e filmes de imagem real. Mas não dá para entender que heróis sejam tão brutais. Para piorar, atraídos pela recompensa prometida por Luthor (nada menos de um bilhão de dólares) até diversos vilões monstruosos aparecem atrás da dupla.
O mundo seria um lugar horrível de viver se existissem mesmo essas legiões de super-seres uns ruins, outros supostamente heróis mas a seu modo horripilantes. Aliás como seria a vida de tais figuras fora dos combates?
Embora seja muito grande o número de fãs desse tipo de história acho importante questionar o seu conteúdo, pois acabam reforçando a cultura da violência. É verdade que, com menos paranoia, violência e teratologia, podem ser elaboradas histórias mais digeríveis com super-heróis; antigamente eles costumavam ser mais ingênuos. E o Batman, que na verdade não possui poderes paranormais e faz uso da tecnologia, poderia ser mais bem aproveitado.

Elenco de dublagem original:

Superman...............................................Tim Daly
Batman...................................................Kevin Conroy
Lex Luthor...............................................Clancy Brown
Amanda..................................................C.C.H. Pounder
Kara (Poderosa)......................................Allison Mack
Metallo...................................................John C. Mc Ginley
Capitão Átomo........................................Xander Berkeley
Major Força............................................Ricardo Chavira
Raio Negro..............................................Levar Burton
Capitão Marvel.......................................Corey Burton
Alfred.....................................................Alan Oppenheimer
Homem dos Brinquedos..........................Calvin Tran
Gavião Negro..........................................Michael Gough
Grundy...................................................Corey Burton
Giganta...................................................Andrea Romano
Capitão Frio.............................................Michael Gough
Gorila Grodd............................................Brian George
Sombra da Noite......................................Rachael Mac Farlane
Lady Shiva................................................Rachael Mac Farlane
Mongul.....................................................Bruce Timm
Estelar......................................................Jennifer Hale
Gelada.......................................................Jennifer Hale

Rio de Janeiro, 13 de abril de 2018.