O TALISMÃ ESCARLATE 1: a samurai gata

O TALISMÃ ESCARLATE 1: a samurai gata
Miguel Carqueija
 
“Omamori Himari” é uma mini-série japonesa de animação, com 12 episódios, realizada em 2010, baseada no mangá de Milan Matra. Seu enredo é aliciante, combinando fantasia, terror e lances de humor bem nipônico. O personagem central, Yuto Amakawa, é um rapaz que recém completou 16 anos, estuda no colegial e parece absolutamente normal e centrado, embora more sozinho numa ampla casa de dois andares bancada pelos avós, que residem no campo. Uma colega de escola, a bonita Rinko Kuzaki, cuida sempre dele e até entra em sua casa de manhã para chamá-lo. Não resta dúvida que ela é enamorada de Yuto embora ele finja não perceber. Embora gentil Rinko é temperamental a ponto de jogar-lhe o gato Rammaru em cima, sabendo que Yuto tem alergia a gatos.
Mas a normalidade termina abruptamente ao surgir Himari Noihara, uma garota de grandes seios que na verdade é uma ayakashi, um tipo de ser folclórico como tantos do folclore japonês  — como yumas e youkais, traduzem por “demônio” embora o significado não seja o mesmo entendido no Ocidente. São seres corporais, mesmo sendo poderosos. Himari é uma espécie de gata, com orelhas típicas mas que consegue esconder por encantamento. Ela surge e revela a Yuto o que ele até então ignorava. Ele, Yuto, é um “caçador de demônios”, herdeiro da tradição da família Amakawa. Até aqui, embora odiado pela maior parte dos ayakashis (exceto o clã de Himari), Yuto estivera protegido pelo talismã que portava ao pescoço (não é uma pedra, parece mais um cartão), mas este talismã perdera a validade, pois tinha um prazo. O término da validade fôra sentido por diversos ayakashis e a partir de então a vida de Yuto correria perigo. Logo no primeiro dia Himari, com sua espada, mata um ayakashi tipo aranha que atacara Yuto depois de dominar seu colega Taizo. Ao explicar a situação ao rapaz e a Rinko ela esclarece que o seu próprio clã fizera um juramento de fidelidade ao clã de Yuto. Um ancestral de Yuto poupara a vida de um antepassado de Himari. Agora ela serviria Yuto, estaria sempre com ele.
Quem não gosta da situação é Rinko, ainda mais quando Himari consegue se infiltrar como estudante na mesma classe de Yuto. Ela desafia Himari para diversas competições esportivas mas perde todas, pois a gata-samurai possui capacidades sobre-humanas. Himari tenta ser paciente com Rinko, demonstrando que a menina não tem poderes para proteger Yuto. Mas Rinko custará a se acostumar com a ideia...

 

Resenha do capítulo 1 — “Gata, menina e alergia” — da mini-série de animação “Omamori Himari” (O talismã escarlate). Adaptação do mangá de Milan Matra publicado entre 2006 e 2013 pela Kadokawa Shoten (Japão). Zexcs Estúdio, 2010. Produção: Seiichi Hachna. Direção: Shinji Ushiro. Roteiro: Katsumi Hasegawa. Música: Yukari Hashimoto.
Elenco de dublagem:
Himari Noihara...............Ami Koshimizu
Yuto Amakawa...............Daisuke Hirakawa
Rinko Kuzaki...................Iori Nomizu
Taizo Masaki..................Tatsuhisa Suzuki
Shizuku...........................Kei Shindõ
 

“Eu preciso dele para entender o privilégio de acordar com minha voz fofa.”
(Rinko Kuzaki)

“Começando de hoje, você vai atrair ayakashis como o de hoje. Esse é o seu destino.”
(Himari Noihara)

“Eu não te disse que não vou deixar o seu lado nem por um instante?”
(Himari Noihara)

“Serei a sua sombra: às vezes sua espada, às vezes seu escudo.”

(Himari Noihara)

 
            Um ponto a compreender neste seriado é a sua especificação de gênero: além de fantasia com toques de terror, “Omamori himari” é uma história do tipo “harém” muito comum no japão em animês e mangás. É um tipo de história em que um garoto vive cercado por garotas que o adoram mas tudo se mantém a nível platônico. Yuto é um personagem extraordinariamente tímido com as mulheres, e sexualmente inofensivo. Assim, apesar da malícia de muitas cenas, com seminudez, ângulos que mostram as calcinhas das garotas e coisas desse jaez, tudo isso se mantém no lado cômico: não há sexo nem pornografia. O temperamento de Yuto conserva distância suficiente apesar das aparências em contrário.
            Himari, que o chama de “mestre”, respeita esta postura mas demonstra grande dedicação pelo rapaz. Yuto é simples, incapaz de olhar maldosamente para uma garota, íntegro, justo e pacífico. Ele não se julga um caçador de demônios, não conhece os poderes que possa ter e nem lhe passa pela cabeça sair à caça dos ayakashis apesar da tradição da família. Ele é tão pacífico que frequentemente apanha de Rinko em suas crises de ciúme. Esta, depois de destratar Himari, dizendo que ela não passa de uma gata, sente remorso pelo que falou. Yuto, preocupado em apaziguar os ânimos, fala reservadamente com Himari, explicando que Rinko está apenas aturdida com o súbito aparecimento da gata samurai. Yuto acrescenta que entendera a disposição de Himari em protegê-lo e não poderia mandar embora uma pessoa assim. Ora, naquela noite Rinko, que obviamente possuía chave da casa, entra para pedir desculpas ao garoto mas o encontra já dormindo. Só que Himari está dormindo com ele, e aconchegada. Não é fácil entender que Himari agia apenas como um animal de guarda, que gosta de aconchego com seu dono. Mas para Rinko a cena foi motivo suficiente para ela partir para cima de Yuto. O engraçado, nessas cenas de briga, é que a imagem passa para o lado de fora, mostrando a casa em contorsões, metáfora para dizer que lá dentro o pau está comendo.
            Já se sabe que uma nova ameaça está vindo: uma garota-ayakashi  chamada Shizuku, ligada à água e que também vê Yuto como uma ameaça. Afinal, Yuto é um caçador de ayakashis, ou pelo menos é o que consta...
 
Rio de Janeiro, 24 de abril de 2018.

imagem de Himari Noihara, que se torna o novo "talismã escarlate" de Yuto