Honey Bee, a doce abelha

HONEY BEE, A DOCE ABELHA
Miguel Carqueija

Resenha da animação de longa-metragem “Hutch the honey bee” ou “Konchu monogatari minashico Hatchi”. Tatsumoto Productions, Japão, 2010, com base na série “The adventures of Hutch the honeybee” (As aventuras de Hatchi, a abelha de mel).

Esta personagem parece ter surgido num seriado de 1970-71, com 91 episódios, retornado numa refilmagem de 1989, seguindo-se esta longa-metragem de 2010.
A animação não é das mais perfeitas mas consegue ser simpática. Hatchi é uma abelhinha divertida, corajosa e generosa, que dedica sua vida a localizar sua mãe desaparecida após um ataque de vespas. A ambiguidade ou dubiedade do sexo de Hatchi tem relação com as condições das abelhas. Não sendo um zangão nem uma rainha, mas uma operária (abelha de mel), ela é neutra em questão de sexo.
Sua bondade transparece logo no início, quando ajuda a borboleta Blanca. Ao longo da história Hatchi vai fazendo amizade com um grande número de insetos mas esbarra com a hostilidade do Pata Serra, um louva-a-Deus mal-humorado. Contudo, mesmo esse será tocado pela bondade de Hatchi. Esta é uma pequena heroína sem poderes, frágil, mas que mesmo assim não recua da missão sagrada que assumiu: salvar a sua mãe.
É especialmente bela a amizade que Hatchi desenvolve com Ami, a menina solitária que consegue entendê-la, falar com ela. Ami ajudará no resgate da mãe da abelhinha de mel.
Fábula sobre a bondade, a amizade, a lealdade e a ecologia (ao mostrar a interação das espécies) esta animação tem delicadeza e merece aplausos.
Direção: Tetsuro Amino. Roteiro: Bochibochi Uchida, Juri Takeda e Kundo Koyama.
Personagens e dublagem:
Hatchi, a abelha de mel.............Ayaka Saito
Ami............................................Ayaka Wilson
Kurekune...................................Naoki Tanaka
Pondo........................................Jin Komori
Koganenash...............................Eiji Bando

Rio de Janeiro, 20 de abril de 2018.