ROD TV episódio 26 (final): a batalha na Biblioteca Britânica

ROD TV episódio 26 (final): a batalha na Biblioteca Britânica
Miguel Carqueija


A Terra inteira está ameaçada de se tornar uma grande Matrix. O plano maquiavélico de Joker está em fase de execução. O grande maquinismo de tecnomagia, no coração da Biblioteca Britânica, foi posto a funcionar para que os Livros Adormecidos, que guardam a essência do espírito de Gentleman, com todo o seu potencial intelectivo, sejam transferidos para Júnior, que lá se encontra aprisionado e que foi criado para isso porque o seu corpo, como filho de dois i-jins, suportava ser receptáculo para o ressurgimento do falecido avatar da Inglaterra.
Com Júnior desaparecendo e Gentleman ressuscitado no corpo do menino, servido por uma tecnologia capaz de transmitir seu pensamento ao mundo inteiro, Joker espera criar uma utopia (na verdade uma distopia) onde a própria realidade será posta em xeque: as memórias reais das pessoas poderão desaparecer, sendo substituídas por memórias falsas, o mundo inteiro obedecerá a Gentleman e Joker.
Contra este pesadelo restam apenas como oposição cinco mulheres e um homem que se infiltraram na sede da Biblioteca Britânica. As “papermasters” Yomiko Readman, Michelle Cheung, Maggie Mui e Anita King, a i-jin Nancy Makuhari (mãe de Júnior) e o comando Drake Anderson. Pretendem libertar Sumiregawa Nenene, salvar Júnior do experimento e deter os planos de Joker. Poderão seis pessoas derrotar uma potência tecnológica?


Resenha do vigésimo-sexto episódio (A partir daí) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy Earheart ..............................................................Mika Sakenobe
Yomiko Readman “The Paper”.........................Rieko Miura
Nancy Makuhari “Miss Deep”..........................Michiko Neya
Drake Anderson...............................................Masami Iwasaki
Júnior...............................................................Mitsuki Saiga


“Não há significado para isso.”
(Júnior)

“Mesmo que você mude o jeito de chamá-la vocês são apenas uma organização dominadora.”
(Yomiko Readman The Paper)

“O futuro é só a passagem do tempo”)
(Yomiko Readman The Paper)

“Não toquem no meu filho!”
(Nancy Makuhari)


O desfecho apoteótico do seriado de ficção científica e terra alternativa “ROD” possui uma grande riqueza de conteúdo. A certa altura a luta do pequeno grupo contra os planos de Joker e seus cúmplices (Wendy, Alex e demais) transforma-se numa discussão etico-filosófica, com as quatro mestras do papel discutindo com Joker e sua dialética. Para Joker o mundo que sua organização prepara é um mundo de paz e ordem; mas as moças não vêem aquilo senão como uma gigantesca manipulação da humanidade. Por isso, mesmo vendo-se em desvantagem, elas se preparam para lutar até a morte se for preciso. Os lances são emocionantes e de tirar o fôlego e a mensagem é evidente: quando não se tem dúvida entre o que é certo e o que é errado, deve-se lutar pelo que é certo. Há muita coisa para proteger no mundo, mas a liberdade é uma das mais importantes.
Encerrando as resenhas desta série, devo dizer que ela é uma das melhores que já assisti, e a considero recomendável para os gostos mais exigentes. Desde a qualidade gráfica à perfeita caracterização psicológica dos personagens, passando pela nobreza da mensagem e profundidade e complexidade da trama, é uma série exemplar.

Rio de Janeiro, 7 de maio de 2018.


na figura: Maggie, Michelle, Anita, Nenene e Yomiko enfrentam Joker e Wendy