INUYASHA episódio 17: os youkais de tinta

INUYASHA episódio 17: os youkais de tinta
Miguel Carqueija


Na evolução dos acontecimentos da série “Inuyasha” vemos a entrada algo problemática no grupo da “quest” de um quarto elemento: o monge Miroku, portador do “buraco de vento” (kazaana) na palma da mão direita, arma terrível capaz de absorver os adversáros. Inuyasha sente ciúmes de Kagome e não gosta de concorrentes. Afinal, Miroku também está juntando as “shikon no kakera” ou seja os fragmentos da despedaçada “shikon no tama” ou joia das quatro almas (ou quatro virtudes, o que seria mais apropriado como se verá mais tarde).
Mas Kagome e Shippou não vêem problema na presença de Miroku, que na verdade é um aliado e tanto, como se pode ver nesse episódio em que devem enfrentar um megalomaníaco pintor que, tendo encontrado um dos fragmentos, só com o poder obtido conseguiu a capacidade de materializar youkais por ele pintados num pergaminho.



Resenha do episódio 17 — “A tinta amaldiçoada do pintor infernal” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani


“Ele é tão ciumento!”
(Kagome Higurashi)

“Ela purificou aquele fragmento apenas tocando nele?”
(Miroku)

“É isso... ele só não percebeu isso ainda... o Inuyasha é um cara bem legal.”
(Kagome Higurashi)


A personagem Kagome, na verdade a mais itneressante do seriado, sempre é mostrada em reflexões, analisando Inuyasha e outros personagens, buscando entender a complexa situação em que se acha envolvida até a medula. Ela e Inuyasha são o próprio arquétipo “a bela e a fera”. Por detrás das maneiras rudes e das grosserias de Inuyasha ela enxerga o fundamento bondoso daquele estranho indivíduo que é só meio humano, um hanyou, filho de pai youkai e mãe humana. Kagome já desvendou uma grande parte da história pessoal e da personalidade de Inuyasha. Este percebe de forma intuitiva o tesouro que tem a seu lado, mas não sabe expressar sentimentos.
Neste episódio, bastante movimentado, Miroku tem uma grande “performance” sugando com o buraco de vento uma multidão de youkais de tinta, numa hora em que o próprio cheiro da tinta estonteara Inuyasha. Este porém encerra a luta cortando em dois o pergaminho que continha os desenhos de youkais, que o pintor animava com o poder do fragmento da joia. Esse fragmento, corrompido pelo contato com a tinta diabólica (a ponto de Miroku não querer tocá-lo), é purificado num instante ao ser pego por Kagome. Como se vê, eles se completam com sus poderes.
A história vai ganhando em complexidade e interesse.

Rio de Janeiro, 13 de maio de 2018.