GENE SHAFT episódio 3: Mika mostra suas habilidades

GENE SHAFT episódio 3: Mika mostra suas habilidades
Miguel Carqueija


O complexo e denso drama de ficção científica “Gene Shaft” prossegue com a guerra iniciada contra o imenso anel cósmico que atacou a Terra. A cabotina astronauta Mir recusa-se a entrar na Shaft (nave de ataque) por não estarem as informações completas. Mika oferece-se para ir. A jovem do “gene branco” é vista com maus olhos pela arrogante Mir e sua capacho Remmy, mas afinal Mir observa, que esta era a chance de conhecerem as habilidades da outra.
Nesse ponto surge a tirana Dolce, que controla em regime de terror as analistas de sistema que estão encarregadas de depurar os erros — três garotas assustadas e desgastadas diante da enormidade da tarefa. Dolce, porém, as amedronta com ameaças absurdas, como a de mandá-las a tribunal militar ou até matá-las.
As cenas, mesmo muitas vezes escurecidas, são fascinantes inclusive nas tomadas externas, mostrando o desdobrar de “mechas” (grandes robôs que também são naves de combate) e o complicado controle. Como detalhe engraçado, Mika pronuncia um “encantamento” de utilidade psicológica enquanto tenta fazer a nave funcionar.


Resenha do episódio 3 (Encontro espacial) do seriado “Gene Shaft”. Bandai Visual, Japão, 2001. Direção: Kazuki Akane.

Elenco de dublagem:
Mika Seido.......................Kumiko Hida
Sofia Galgalim..................Yuko Kaida
Amagawa Hiroto..............Takahira Sakurai
Tiki Musicanova...............Houko Kuwashima
Mir Lotus..........................Yumi Kazaku
Mario Musicanova...........Kenji Amada
Remmy Levistraus............Ryouka Yuzuki
Dolce Salto.......................Ayako Kawazumi

Lord Serguei.....................Shinji Kawada

“Se não fizerem isso certamente vou matá-las!”
(Dolce Salto)


A trama de “Gene shaft” (O eixo do gene) é densa, muito psicológica, além de constituir uma ficção científica em estilo clássico e com excelente animação da Bandai Visual. Existe o quadro da civilização futura, dominada pela manipulação genética e pelo materialismo, onde uma ingênua mas corajosa garota que possui o “gene branco” (gerada sem manipulação), ou seja Mika Seido, sofre discriminação. Existem as tramas humanas, com traições e conspirações, como da parte do cruel Serguei, que matou sua registradora e parece ter relação com a terrorista que tentou matar Mir. Mas ainda existe nisso tudo o mistério alienígena, o anel que se crê ter ligação com o satélite joviano de Ganimede. O fato é que a ação deste episódio é emocionante, inclusive quando dos choques da nave Bilkis com o anel alienígena, o Comandante Amagawa e outros personagens na sala de comando, a reverberação de luz sobre eles e o triunfo final de Mika, liquidando o anel. Enquanto isso Bismark, o cachorro racional de Mika, envia-lhe da Terra uma mensagem. “Mika, volte logo”.

Rio de Janeiro, 18 de junho de 2018.



imagem da série: a garota do gene branco, Mika Seido, e sua amiga, a também piloto Sofia Galgalim.