O TALISMÃ ESCARLATE 5: a quinta garota

O TALISMÃ ESCARLATE 5: a quinta garota
Miguel Carqueija

Após o terrível combate com a ayakashi Ageha, nas proximidades da casa de campo de seus avós, o jovem Yuuto pode contemplar o resultado da primeira exibição de seu poder oculto, curiosamente chamado o “Caminho de Luz”: uma cratera enorme. Shizuru, a cordial ayakashi da água, tendo estudado alguns manuscritos deixados pelos avós de Yuuto, identificou o poder da família Amakawa, portado pelos “caçadores de demônios” dos quais o garoto é o mais novo representante (os ayakashis e outros seres do folclore japonês são frequentemente traduzidos como demônios embora não sejam anjos caídos). Mas Yuuto não tem o menor interesse em se tornar um matador de demônios ou ayakashis, mesmo sabendo ser alvo dos mesmos. Todavia incomoda-o saber o quanto a “gata” (a ayakahi transmorfa que pode ser mostrar em forma humana, com ou sem as orelhas felinas, ou como gata mesmo) Himari vem se arriscando para protegê-lo e como ela chegou a surtar de raiva no último recontro. Como ele próprio salvou Himari usando um graveto como arma, e Shizuru o esclarece que seu poder pode fazer de gravetos verdadeiras espadas com o poder das espadas lendárias, Yuuto resolve que precisa treinar e assim tornar-se apto a se defender sem precisar arriscar Himari. Essa decisão, porém, gera alguns quiproquós embaraçosos.


Resenha do capítulo 5 — “Auto-controle e uma gata problemática” — da mini-série de animação “Omamori Himari” (O talismã escarlate). Adaptação do mangá de Milan Matra publicado entre 2006 e 2013 pela Kadokawa Shoten (Japão). Zexcs Estúdio, 2010. Produção: Seiichi Hachna. Direção: Shinji Ushiro. Roteiro: Katsumi Hasegawa. Música: Yukari Hashimoto.
Elenco de dublagem:
Himari Noihara...............Ami Koshimizu
Yuuto Amakawa...............Daisuke Hirakawa
Rinko Kuzaki...................Iori Nomizu
Taizo Masaki..................Tatsuhisa Suzuki
Shizuku...........................Kei Shindô
Lizlet L. Chelsie (Liz)...Asuka Ôgame
Kuesu Jinguji.................Yuki Matsuoka


“Gostaria de dizer “Bom trabalho, Shizuru”. Mas havia razão para que tu deitasse nua em cima dele?”
(Himari Noihara)

“O poder da família Amakawa é o Caminho de Luz.”
(Shizuru)

“Sincronizamos nossos sorrisos e nossas tristezas.”
(da canção-tema do encerramento dos episódios)


Já foi dito que “Omamori Himari”, isto é, “O talismã escarlate”, é um animê do tipo harém, não porque haja verdadeiro harém na história, nem promiscuidade sexual, aliás nem rola sexo no seriado, mas porque existe um protagonista masculino que é assediado por várias garotas. Yuuto é um dos mais pudicos protagonistas masculinos de animê, e acaba sendo amado por diversas garotas: Rinko, a única “normal”, adolescente como ele, sua amiga de infância e colega no colégio; Himari (o talismã...), a gata-ayakashi que por juramento de família torna-se guarda-costas do rapaz; Shizuru, a ayakashi da água (na verdade uma garota até doce, de fala gentil e sussurrada) que veio ao encontro de Yuuto para matá-lo, acreditando tratar-se de um inimigo (um matador de ayakashis) e acaba descobrindo nele um pacifista; Liz, a garota-garçonete que na verdade é uma xicara encantada, e finalmente a quinta, que surge no final deste episódio: a moça de cinzento, Kuesu, e todas elas aparecem na vinheta de abertura.
O assédio sofrido por Yuuto neste episódio apresenta carga erótica (não é série para crianças apesar do traço infantil e suave). Já no início, como Yuuto estivesse abatido pelos ferimentos recebidos. Shizuru deitou-se nua sobre o rapaz (motivo da queixa de Himari) para exercer sobre ele o poder curativo da água, que ela controla. Depois, no desastrado “treinamento” que Yuuto inocentemente propôs para tornar-se apto à luta, ele acabou cercado por Liz, Shizuru e até Rinko, e terrivelmente encabulado, pois ele tem mais inocência que todas elas juntas. A cena quase descamba para a pornografia, habilmente contornada, pois parece que a intenção é mostrar o embaraço de Yuuto diante da paparicação de garotas que o querem. Mas, o fato de gostarem dele até a total lealdade, e à rivalidade entre elas, já subentende a estima por suas qualidades morais. Yuuto está sendo submetido a dura prova: as ameaças dos inimigos e as tentações das amigas...

Rio de Janeiro, 23 de junho de 2018.

Na imagem da serie: Himari, a "gata", a leal guarda-costas que deseja proteger Yuuto e algo mais. Yuuto resiste a todos os assédios com reações até de pânico.