Gramática de Libras

Publicado em 28 de março de 2018, o vídeo Gramática de Libras produzido pelo INES , principal centro de referência de pesquisas na área da surdez de todo o Brasil, tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas a respeito da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tanto para pessoas ouvintes como surdas para que aprendam e conheçam um pouco mais sobre essa língua. O vídeo é apresentado por pessoas surdas através da LIBRAS com legenda em português.

Os surdos se comunicam através da Língua de Sinais, que é usada no mundo todo, e teve sua origem na França, e aos poucos foi se desenvolvendo e se adaptando à realidade do Brasil. A Língua de sinais não é universal, o que significa dizer que ela varia tanto de estado para estado dentro do mesmo país quanto de um país para o outro com algumas semelhanças. Ela foi se desenvolvendo até que apareceu um homem chamado William Stokoe, professor da Universidade de Gallaudet nos EUA, que pesquisando e ensinando a Língua de Sinais a revolucionou e mostrou que a mesma possuía regras gramaticais próprias e a partir de então o mundo passou a aceitar a Língua de Sinais como uma língua.

No Brasil foi desde que Ernest Huet fundou o Imperial Instituto de Surdos-Mudos com autorização do Imperador D. Pedro II que a Língua de Sinais passou a fazer parte da educação dos indivíduos surdos como forma de comunicação e expressão. Hoje em dia ela é vista como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas, através de Lei Número 10.436 sancionada no dia 24 de abril de 2002, que garante a aceitação da LIBRAS pelo poder público.

A LIBRAS, língua própria dos surdos tem seu próprio sinal, gramática, regras próprias etc. As configurações das mãos não são compostas apenas pelas letras do alfabeto, nem somente pelos números, pelo contrário, são diversas configurações. O vídeo apresenta formas de comunicação, como nome, sinal da pessoa, utilizado na comunicação por sinais. É importante ressaltar que sinais e gestos não são as mesmas coisas; gestos são movimentos do corpo, especialmente da cabeça e braços para exprimir ideias já os sinais na Língua de Sinais são aqueles que pertencem ao conjunto de unidade que formam unidades maiores como frases, textos etc.

São cinco parâmetros que são utilizados na Língua de sinais: o primeiro é a configuração das mãos, o segundo é o ponto de articulação (o lugar que vai ser colocado o sinal, próximo do corpo ou longe etc., com a mão esquerda ou direita), o terceiro é o movimento (há sinais que precisam de movimento e outros não), o quarto é a orientação (forma que vai ser dado o sinal, se sobe e desce etc.), e o quinto é a expressão facial e corporal (mostra o sentimento etc.). Os cinco parâmetros devem estar dentro de uma mesma linha, de um mesmo contexto, ou seja, se retirar um dos parâmetros o sinal vai sair aleatoriamente. A datilologia representa o sinal devagar, de forma mais lenta e calma, e o sinal soletrado é um pouco mais rápido e diferente, são usados pelos surdos e pelos interpretes.

Na Língua de Sinais é utilizado o classificador, ou seja, elementos visuais que auxiliam a identificar pessoas, objetos, animais e verbos (por exemplo “andar”, é diferente para pessoas e carros), e serve para distinguir a frase da língua de Sinais da Língua Portuguesa.

O vídeo é indicado para pessoas ouvintes e surdas para que aprendam e conheçam um pouco mais sobre a Língua de Sinais.