Policarpo Quaresma Rei do Brasil

Policarpo Quaresma Herói do Brasil

O filme Policarpo Quaresma Herói do Brasil, conta a história do Major Policarpo Quaresma (Paulo José) (que não tinha a patente só o apelido) no seu nacionalismo apaixonado e utópico, onde a princípio tenta fazer com que o Tupi Guarani, também conhecida como língua geral fosse o idioma oficial do Brasil recém transformado em República, visto que segundo ele a língua de Portugal é apenas emprestada e um país livre deve ter sua própria língua nativa. Grande parte dos presentes zombam da sua idéia, menos sua afilhada Olga (Giulia Gam) à quem tem uma grande admiração e respeito. Ele vive no Rio de Janeiro junto com sua irmã Adelaide ( Bete Coelho) uma beata solteirona.

Após o ocorrido na Câmara dos deputados, Policarpo presenciou uma manifestação contra o então presidente Floriano Peixoto e nesse ínterim um guarda que tentava conter a marcha dá um tiro em um manifestante causando a dispersão e comoção geral.

Depois disso ele está com um trovador Ricardo Coração (Ilya São Paulo) que ele contratou para lhe ensinar a tocar violão, aqui fica evidente o caráter positivista da época em questão, na velha república era mau visto os tocadores de viola e violão por se tratar de instrumentos simplórios que ia contra o requinte e refinamento francês que era moda na época, enquanto violão seria “coisa de malandro”.

Durante uma festa em sua residência ao qual comparece uma parte da aristocracia local, incluindo oficiais de alta patente do exército, vemos outra característica marcante durante o antigo período republicano, onde numa conversa animada sobre a possessão de cargos e vantagens políticas um dos convidados diz que “ a república foi feita para criar vagas e promoções”, o uso de pistolão era muito comum naquela época (ainda hoje é). Em outra passagem, esse mesmo grupo de militares comentam sobre o jeito “diferente” de Policarpo. O chamam de sonhador e dizem que era culpa dos livros e que ninguém sem ensino superior deveria ter acesso aos mesmos, porque “são perigosos”.

Outro problema apresentado no filme, mesmo que de maneira muito branda, foi o fatores mulheres querem se casar o mais rápido possível, de preferência com um homem que tivesse algum cargo público, que pudesse dar uma vida estável. A própria irmã de Policarpo era uma beata que não se casou. No Rio de Janeiro pós República houve um grande acréscimo populacional, principalmente de homens que vieram para trabalhar as fábricas estrangeiras. Esse acréscimo causou um fenômeno de baixa adesão matrimonial e a cidade era vista como o antro dos maus costumes, prostituição e vagabundagem.

Policarpo é intimado por alguns dos seus amigos sobre o fato de ter sido uma testemunha importante do assassinato do jovem rapaz durante a manifestação, ele afirma que sim e isso revolta os militares que tentam convence lo do contrário visto que eram colegas de farda, ele é direto, “a verdade está acima das fardas”.

Ele vai até seu trabalho onde redige um documento oficial em tupi Guarani e isso deixa seu superior enfurecido porque segundo ele isso poderia dificultar sua promoção para um cargo ainda melhor. Essa temática dos cargos meritocráticos foram uma idéia constante nas obras de Lima Barreto, segundo suas críticas o estado era apenas um grande cabideiro de cargos públicos sendo que as pessoas faziam de tudo para obter novos benefícios pessoais as às custas das verbas públicas.

Policarpo era um nacionalista e fazia questão de só utilizar produtos nacionais, (tão nacionalista que ganha o apelido de Ubirajara, porque usava um cocar indígena), quando foi questionado pelo seu superior sobre o documento em Tupi Guarani ele fica muito nervoso e agride o funcionário, isso custa lhe uma temporada no hospício. A partir de então, tenta de todas as maneiras convencer o médico de que não está louco e é aí que começa sua amizade com os outros pacientes. Quando ele percebe que o médico não vai o deixar sair ele o confronta e pergunta porque ele está lá, o médico diz que ele não agia conforme a média das outras pessoas, ele diz que a média não serve como parâmetro e indica alguns livros de filosofia para que o doutor os lesse. Com isso Policarpo decide fugir, porém não vai muito longe sendo capturado, junto com os outros detentos. Nesse ínterim o me já leu os livros e abre sua mente soltando todos os patentes. “ Não sou carcereiro, sou médico”.

Após ser libertado do hospício, Policarpo tem a ideia de tornar o Brasil um país agrário e para tanto vai para uma fazenda no interior de Minas Gerais, uma fazenda que não estava em boas condições, porém como Policarpo era um sonhador ele pretende começar sua produção nacional por ali mesmo. “O Brasil é o país da agricultura” e “só com um povo bem alimentado de constrói uma Nação”, essas foram sua frase para justificar sua idéia para o progresso do país.

Pouco tempo depois, com a ajuda de Felizardo(Chico Diaz), um empregado que ele contrata começam a trabalhar na terra, logo de cara se vê que ele não tem nenhuma intimidade com o trabalho rural. No momento em que estão plantando milho surge entre eles uma grande quantidade de pessoas (retirantes) pedindo ajuda a qual ele oferece lotes de suas terras para que as pessoas pudessem a viver e trabalhar( reforma agrária?), isso deixa seu ajudante atônito e deixa os fazendeiros da vizinhança furiosos . Policarpo defende o fim do latifúndio .

Os esforços feito na fazenda não causam o resultado esperado e então ele decide utilizar de métodos científico para a produção em grande escala, e então trava uma batalha contra o misticismo das pessoas locais que acreditam em mandingas, macumbas e simpatias. Eis que começa a chover e as plantas começam a mostrar resultados satisfatórios, porém as formigas começam a atacar o milharal e ele tem que tomar providências, com o uso de veneno na terra. Nesse momento surge um fazendeiro que critica sua postura em relação às famílias que ele assentou em suas terras, porém Policarpo diz que tem terra pra todos produzirem seus alimentos e ainda ajudar o Brasil a ser uma potência mundial. O fazendeiro diz que isso era muito perigoso e que os outros fazendeiros estavam insatisfeitos com tanta generosidade.

Logo após surge um grupo de militares e diz que precisavam do apoio de Policarpo para o julgamento do soldado que havia matado o manifestante. Eles querem que o mesmo fique dique do lado do exército porque seriam irmãos de farda, de forma genial Policarpo diz que ficaria ao lado da justiça.

Num dia momentos mais críticos da história, Policarpo é acordado no meio da noite e junto do seu ajudante Felizardo correm até onde estavam os trabalhadores sem terra que ele havia ajudado. O que eles veem é um grande incêndio e muitos corpos pelo chão, alguém havia matado todos as pessoas do local numa velada mensagem, (não há lugar para a reforma agrária no Brasil).

Quando termina seu memorial sobre as riquezas do Brasil, Policarpo se dirige até o presidente Floriano Peixoto que não dá muita bola para o que tá escrito, nesse momento Policarpo Quaresma se torna de fato Major e fica destacado a reunir e comandar um grupo de voluntários para lutar contra os Federalistas, segundo ele “ voluntários são patriotas”.

A figura de Floriano Peixoto no filme é muito caricata, claro dado ao fato de ser uma sátira tinha mesmo que ser. Na obra de Lima Barreto isso é ainda mais evidente pois como crítico conciso da República ele cria uma aura idiotizada do presidente num claro desgosto da figura de Floriano Peixoto e isso não é tão explorado no filme.

Durante o arremate que se dá, temos outra sacada cômica por parte de Lima Barreto foi o fato do destacamento militar comandado pelo Major Policarpo ser formada por muitos membros do hospício onde ele havia sido internado. Essa crítica foi muito bem representada no filme mostrando de forma hilária que qualquer louco pode entrar no exército de Floriano Peixoto. Essa luta não aconteceu e mesmo assim todos foram condecorados. Outra crítica à República por parte de Lima Barreto, onde o exército só servia para dar cargos e patentes.

Após esse ocorrido Policarpo recebe o Marechal Floriano Peixoto que está furioso por causa das idéias de Policarpo que segundo o presidente é um homem visionário. Em seguida temos uma batalha onde todo o despreparo da sua tropa fica evidente. Policarpo é ferido na perna e a vitória fica com os republicanos.

Policarpo volta para Minas Gerais onde se recupera do ferimento. Pouco depois, sua irmã Adelaide pede a ele que passe suas posses para ela, temendo o pior ela não queria ficar desamparada caso seu irmão viesse a faltar. Ele passa suas posses para sua irmã e contudo não vê outra saída a não ser voltar para o exército. Para sua tristeza o cargo dado pelo presidente não é o que ele esperava e sim o de carcereiro.

Após fazer denúncias de maus tratos aos prisioneiros Policarpo também é preso por traição à pátria e ao presidente Floriano Peixoto. Num desfecho emocionante o filme termina bem diferente do livro.

Joey Rascunho
Enviado por Joey Rascunho em 02/07/2018
Código do texto: T6379303
Classificação de conteúdo: seguro