O TALISMÃ ESCARLATE, 6: fogo contra água

O TALISMÃ ESCARLATE, 6: fogo contra água
Miguel Carqueija


Vislumbrada no primeiro episódio — quando diversas personagens percebem de maneira paranormal que o talismã de Yuuto perdera sua validade, e ele poderia ser localizado — surge no final do capítulo 5 e se apresenta plenamente neste sexto, Kuezu, pertencente a um dos 12 clãs de “matadores de demônios” (ayakashis, no original – seres do folclore japonês), o clã Jinguji, e que pretende ser noiva de Yuuto, coisa resolvida mais de sete anos atrás, quando ambos eram crianças. Kuezu, uma garota de cabelos cinzentos e muito presumida, vinda da Inglaterra e especialista em magia ocidental, despreza os ayakashis e se mostra a Yuuto numa passagem deserta, zombando da “gata” Himari, guarda-costas do rapaz. Este porém não se lembra de Kuezu e apenas revela timidez e indecisão diante dela. Tendo conseguido manter Himari a distância com uma magia de vento, Kuezu rouba dois beijos ao aturdido Yuuto, até que Himari consegue cortar a barreira de vento com sua espada e Kuezu se vai, afirmando terem sido três beijos (o primeiro fôra no passado). Himari sente-se frustrada por não ter conseguido repelir a adversária, e Yuuto está de todo inocente em relação ao sucedido: ele nada havia encorajado. Como já esclarecido na série desde o primeiro episódio, o garoto (16 anos) não assume sua herança familiar pela qual ele seria um matador de ayakashis. Ele simplesmente não quer, pois isso contraria seu natural bondoso e pacífico.


Resenha do capítulo 6 — “Beijo X gata X beijo” — da mini-série de animação “Omamori Himari” (O talismã escarlate). Adaptação do mangá de Milan Matra publicado entre 2006 e 2013 pela Kadokawa Shoten (Japão). Zexcs Estúdio, 2010. Produção: Seiichi Hachna. Direção: Shinji Ushiro. Roteiro: Katsumi Hasegawa. Música: Yukari Hashimoto.
Elenco de dublagem:
Himari Noihara...............Ami Koshimizu
Yuuto Amakawa...............Daisuke Hirakawa
Rinko Kuzaki...................Iori Nomizu
Taizo Masaki..................Tatsuhisa Suzuki
Shizuku...........................Kei Shindô
Kuezu Jinguji...................Yuki Matsuoka
Lizlet L. Chelsie...............Aski Ôgame


“O Yuuto nunca virá nos destruir. Sua bondade excepcional é um doce veneno. Não vejo mal ou desejo nele de me atacar.”
(Shizuku)

“Sinto-me envergonhada. Tentei matar um ser humano generoso como o Yuuto... quando deveria estar matando vermes como você.”
(Shizuku para Kuezu)


Cenas levemente maliciosas ocorrem neste episódio, como a dos beijos de Kuezu, que levam Himari à depressão. Por ser uma hayakashi transmorfa com natureza de gata, sabia lamber como gata porém nunca beijara alguém. Ela pede um beijo a Yuuto para saber como era e o garoto, super-tímido como é, concede a contragosto ao entender que Himari se ressentia por Kuezu ter conseguido beijá-lo. O efeito do beijo faz aparecerem as grandes orelhas de gata de Himari e ela fica em tal estado de euforia que Rinko (única garota “normal” dentre as amigas de Yuuto) se admira. Mas enquanto isso uma cena dramática acontece na cidade e no terraço do hotel onde Kuezu está hospedada, recebendo certo apoio de um oficial de polícia chamado Kaburagi, por causa de relações familiares.
Shizuku, a ayakashi da água, localiza a chegada da matadora de ayakashis vinda do além-mar. Como vimos nos capítulos anteriores do seriado, Shizuku, ao atacar Yuuto, descobriu que ele não era inimigo dos ayakashis e só queria paz. Ela se tornou amiga incondicional de Yuuto, mas Kuezu é uma verdadeira inimiga, motivada inclusive por ser o seu clã considerado o menos eficaz na guerra contra os ayakahis. Kuezu quer se afirmar como matadora de ayakashis e Shizuku, sabendo disso, a desafia e a enfrenta num grande combate no terraço do hotel, um combate de água contra fogo. A luta é muito difícil e a magia de fogo de Kuezu, muito violenta. Shizuku é uma adversária e tanto, mas seus golpes de água acabam sendo repelidos, forçando-a a se retirar. Os danos causados na estrutura do prédio acabam provocando uma explosão de gás. O inverossímil nisso tudo é que uma batalha sobrenatural dessas proporções passe despercebida, explicando-se tudo com o escapamento do gás, aliás nesta série ocorre muito o cacoete de ruas vazias, de locais vazios, justo onde ocorrem os combates: ninguém aparece fora os protagonistas, ninguém vê de longe sequer os acontecimentos extraordinários.
Detalhe interessante e engraçado neste animê é que Yuuto é uma espécie de anti-herói: não por ser meio cafajeste como costumam ser os anti-heróis, muito pelo contrário, ele possui um grande caráter. Mas porque ele não tem nenhuma vocação para ser herói e enfrentar os inimigos. Yuuto só quer viver em paz com o mundo. Mas como ele agirá agora, com cinco garotas interessadas nele?

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2018.


na figura: Yuuto, ao centro, cercado por suas admiradoras: Kuezu, Lizlet, Rinko, Himari (talismã escarlate) e Shizuku.