RED GARDEN episódio 18: prosseguem as mortes

RED GARDEN episódio 18: prosseguem as mortes
Miguel Carqueija


Raros são os seriados de animação que se demoram nas angústias dos personagens. Mas este, com maestria, vai mostrando em detalhes a dramaticidade, a situação-limite que atinge as quatro garotas mortas-vivas: Claire, Rose, Rachel e Kate.
Especialmente Rose, que ao estrelar ovos para seus dois irmãos mais novos Paul e Carrie, dos quais ela tem agora de ser mãe, não para de pensar na espada de Dâmocles que pesa sobre as quatro: perderem suas memórias, terem de se separar de tudo o que conhecem, pois viverão para sempre... e como Rose não consegue deixar seus irmãos à noite e as outras procuram por ela, nenhuma atende ao chamado das borboletas. Ainda de luto pela morte de J.C., Lula tem de lidar pessoalmente com os dois homens-monstros que surgiram, mais dois do clã Dolore que apresentam os sintomas de desumanização e ferocidade, e que são mortos sem a participação das quatro. Lula então, sentindo que as quatro Animus, perturbadas pelas últimas revelações, resolve levá-las ao enterro de J.C. e admite que não teve coragem de lhes contar toda a verdade. Afinal, Lula sai um pouco da frieza habitual e chora diante do cadáver de J.C. assassinado por Hervé.
Outros acontecimentos vão ocorrendo nesta trama sangrenta e sinistra. Um dos policiais que investigam a morte de Lise é assassinado ao descobrir a própria Lise rediviva mas apática, na praia, onde fôra libertada por Hervé e Emílio, que agora estão tomando atitudes independentes do avô e do Dr. Bender. Os homens do clã Dolore são implacáveis em proteger seu segredo, o que fica evidente na matança do agente. Mas a rebelião de Hervé complica mais a trama.


Resenha do episódio 18 – “Pequena esperança” – do seriado japonês de animação “Red garden” (Jardim vermelho). Estúdio Gonzo, Japão, 2006-2007. Produção: Jin Ho Chung. Direção: Kou Matsua. Adaptação do mangá de Kirihito Ayamura.

Elenco de dublagem:

Kate Ahsley.....................................Akira Tomisaka
Claire Forrest..................................Myiuki Sawashiro
Rachel Benning...............................Ryouko Shintani
Rose Sheedy...................................Ayumi Tsuji
Lise Harriette Meyer.......................Misato Fukuen
Lula Ferhlan.....................................Rie Tanaka
Hervé Dolore...................................Takehito Koyasu


“Vou perder Paul e Carrie se perder minhas memórias... isso é o mesmo que morrer para mim.”
(Rose Sheedy)

“As únicas que podem entender a dor pela qual ela está passando somos nós.”
(Kate Ahsley)


Se os dois livros de maldições forem reunidos, dissera a sombria Lula, as memórias das Animus se perderão. Além disso, sendo mortas-vivas, estão condenadas à vida imortal neste mundo. Por isso as quatro garotas sofrem tanto, um sofrimentos psicológico diante do mundo que desabou para elas mas ao qual ainda se agarram pelos escombros que restam. Suas próprias relações sociais estão fortemente abaladas, especialmente as de Rachel que era tão ativa na vida social. Diante da tristeza que as envolve Kate sugere irem as quatro, no carro de Claire, visitar o túmulo de Lise, aonde não iam há tempos, sem saber que sua amiga ainda caminha à superfície... e com a singeleza que lhes resta, recordam detalhes do temperamento de Lise, a quem não podem esquecer. Mas a tapeçaria do destino está prestes a completar seu arranjo neste drama. As mortes se sucedem e um confronto final está próximo...

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2018.