O TALISMÃ ESCARLATE, 7: união contra Kuezu

O TALISMÃ ESCARLATE, 7: união contra Kuezu
Miguel Carqueija

Kuezu, a matadora de ayakashis da família Jinguji, especialista em magia ocidental, entra na história botando muita banca, e achando-se com direito à “posse” de Yuuto por conta de promessa feita no passado, quando eram crianças, e promessa não de Yuuto mas de seu avô. Kuezu é muito pernóstica e troca farpas até com Rinko, a quem chama de “plebéia” por ser uma garota humana comum. O encontro de Kuezu com toda a turma se dá na casa de chá de Lizlet Chelsie, a garota-xícara, porém Kuezu não se abala por quatro vontades femininas estarem contra ela (presentes também Shizuru e Himari). O que torna as coisas mais difíceis é a própria indecisão de Yuuto, que nem quer ser um caçador de “demônios” (os ayakashis) e nem quer casar com Kuezu, mas não se anima a falar taxativamente. Ainda é Rinko quem fala mais corajosamente para Kuezu: “Quem você pensa que é?” Sabendo dos poderes especiais de Kuezu, Himari, a samurai-gata (que também é o “talismã escarlate”) resolve emboscá-la, pedindo a Shizuru que tome conta de Yuuto. Um novo duelo tem lugar então, bastante encarniçado, e o único detalhe realmente inverossímil, mas comum em desenhos japoneses e também norte-americanos (porque os poderes paranormais, dá para engolir) é que ninguém vê o combate apesar de ser de dia e ao ar livre...


Resenha do capítulo 7 — “Os sentimentos da gata e a melancolia da bruxa” — da mini-série de animação “Omamori Himari” (O talismã escarlate). Adaptação do mangá de Milan Matra publicado entre 2006 e 2013 pela Kadokawa Shoten (Japão). Zexcs Estúdio, 2010. Produção: Seiichi Hachna. Direção: Shinji Ushiro. Roteiro: Katsumi Hasegawa. Música: Yukari Hashimoto.
Elenco de dublagem:
Himari Noihara...............Ami Koshimizu
Yuuto Amakawa...............Daisuke Hirakawa
Rinko Kuzaki...................Iori Nomizu
Taizo Masaki..................Tatsuhisa Suzuki
Shizuku...........................Kei Shindô
Kuezu Jinguji...................Yuki Matsuoka
Lizlet L. Chelsie...............Aski Ôgame


“Não há nada de especial neste menino de espírito fraco. Falta algo. Ele é só amável.”
(Kuezu Jinguji)

“Para mim ela parece mais uma bruxa que uma matadora de ayakashis.”
(Rinko Kuzaki)

Himari, quando realmente se zanga, torna-se ainda mais perigosa porque perde o controle. A luta contra Kuezu é tão difícil que por fim Himari é tomada pelo seu instinto felino e ataca com tanta energia que Kuezu, antes tão segura de si, fica trêmula. Himari porém recua e se retira do campo de luta, ao se lembrar das palavras do “jovem mestre”, ou seja Yuuto, que não deseja que ela mate por sua causa. A influência de Yuuto provavelmente salvou a vida de Kuezu. Para Himari e Shizuru, Kuezu é maligna. E Rinko tem razão: ela se veste como uma bruxa, a própria cor de seus cabelos é sinistra e a meia-lua em sua testa é misteriosa.
Mas será Kuezu tão malvada assim ou simplesmente carrega preconceitos que lhe foram incutidos e que a fazem odiar “a priori” os ayakashis?

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2018.