INUYASHA episódio 22: a sombra de Kikyou

INUYASHA episódio 22: a sombra de Kikyou
Miguel Carqueija

Na verdade trata-se de um episódio duplo, formando o 21 e o 22 uma sequência. Tendo Inuyasha, para proteger Kagome, atirado a jovem de volta pelo poço do tempo e selado a passagem com uma árvore, Kagome ficou isolada do lado de cá do tempo enquanto no período feudal seus amigos encontravam-se em terrível batalha contra o youkai Saymyoushou, jogado contra eles pelo vilão Naraku. O capítulo 21 terminara com a fuga de Naraku e a aflição de Inuyasha por não ter conseguido matá-lo. Mas agora já se sabe quem é o Naraku, o vilão de forma humana que se oculta numa pele de babuíno: na verdade é uma junção de muitos youkais que haviam devorado e absorvido Onigumo, o bandido paralítico que Kikyou cuidava por caridade. Agora já se sabe que Naraku jogou Kikyou contra Inuyasha e vice-versa, fazendo com que se combatessem e se odiassem. Passados 50 anos a verdade finalmente é conhecida. O que Inuyasha ainda não sabe é que Kikyou, trazida de volta à Terra como um fantasma materializado, encontra-se numa vila próxima, cuidando dos aldeões. Seu corpo, feito de barro, não tem carne nem ossos e precisa que os youkais “coletores de almas” lhe forneçam almas penadas e errantes para que ela permaneça viva. Kikyou ainda tem um lado bom, quando lida com pessoas inocentes e crianças. Mas carrega ódio em seu ser.
Kagome, levada pela saudade e preocupação conseguira retornar pelo poço, graças à sua ligação mística com os fragmentos da jóia e sua vontade de rever Inuyasha. Aliás o relacionamento entre os dois é muito bonito mesmo nas brigas, sendo um dos casos de amor mais marcantes dos desenhos animados.


Resenha do episódio 22 — “A verdadeira identidade do Naraku é revelada, parte 2” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Higurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa


“Kikyou escolheu a morte... escolheu seguir o Inuyasha.”
(Kagome Higurashi)

“Fingindo ser vilão, quando na verdade você é tão bonzinho.”
(Kagome Higurashi para Inuyasha)


Ao dilacerar, no confronto que encerra o episódio 21, a roupa de babuíno de Naraku, Inuyasha pôde ver a marca de aranha nas costas do inimigo. A mesma figura que se encontrava nas costas de Onigumo. Assim, Miroku conclui estar establecida a verdadeira identidade do Naraku, seu inimigo mortal. E logo Inuyasha terá a prova de que Kikyou ainda vive, ou pelo menos ainda está em nosso mundo como uma morta-viva. A antiga ligação afetiva entre Inuyasha e Kikyou ainda o move, e ele se separa do grupo para tentar encontrar a “miko” (sacerdotisa). Desta vez Kagome, Shippou e Miroku ficam para trás mas resolvem alcançar o hanyou. Na corrida pela floresta, porém, surge uma “kekkai” (barreira; nas hostórias de ficção científica chamam isso de “campo de força” mas esta é uma fantasia) que detém Miroku e Shippou e que Kagome atravessa sem dar por isso. E aí... ela se depara com Kikyou.
Há muita emotividade neste episódio, mas ele é de transição. Muita coisa importante está para acontecer.

Rio de Janeiro, 1° de agosto de 2018.