RED GARDEN episódio 19: a morte continua ceifando

RED GARDEN episódio 19: a morte continua ceifando
Miguel Carqueija


O assassinato do policial negro Neil, quando descobre a morta Lise numa kombi que vira na Ponte Brooklyn, se acrescenta ao cardápio de mortes violentas da série de terror “Red garden” (Jardim vermelho). A emotividade da série é imensa, nos dramas pessoais das protagonistas e na interação dos mesmos com o drama maior.
Rose, dedicada à família, chega a passar mal por esperar sob a neve, do lado de fora do emprego de seu pai, que fugira da família por causa de suas dívidas. Ele afinal a leva de carro ao hospital, enquanto Claire visita seu irmão Randy, hospitalizado. Rachel é forçada a repelir uma tentativa de reatamento de Luke. Ela não pode explicar porque já não pode ficar com ele. Como explicar ao ex-namorado que agora ela é uma morta-viva? Mas o maior drama ainda é o de Kate. Sua colega Paula, do Grace (o conselho estudantil) revela finalmente que sabe de tudo a seu respeito. A cena entre as duas é chorosa e dramática, pois Paula sabe dos riscos que Kate está correndo.
No grupo dos Dolore, a dissidência de Hervé e Emílio faz a diferença. Enquanto o grupo “ortodoxo” consegue manter a posse de Lise, que já é uma pessoa quase vegetativa – uma “animus” ou morta-viva, mas já sem o discernimento de suas quatro amigas – eles se revoltam porque Mireille morreu e Anna é neglicenciada. O avô de Hervé fez com que tudo se concentrasse em Lise para tentar obter em seu corpo algum antídoto para a maldição que leva os Dolore a se tornarem feras. E Lise não era uma Dolore, mas uma das cinco garotas assassinadas. As outras quatro (Kate, Rose, Rachel e Claire) puderam ser resgatadas pelo grupo de Lula e tornadas mortas-vivas. Hervé agora está claramente contra a sua própria família, por amor à irmã.


Resenha do episódio 19 – “Desejo não realizado” – do seriado japonês de animação “Red garden” (Jardim vermelho). Estúdio Gonzo, Japão, 2006-2007. Produção: Jin Ho Chung. Direção: Kou Matsua. Adaptação do mangá de Kirihito Ayamura.

Elenco de dublagem:

Kate Ahsley.....................................Akira Tomisaka
Claire Forrest..................................Myiuki Sawashiro
Rachel Benning...............................Ryouko Shintani
Rose Sheedy...................................Ayumi Tsuji
Lise Harriette Meyer.......................Misato Fukuen
Lula Ferhlan.....................................Rie Tanaka
Hervé Dolore...................................Takehito Koyasu


“A situação ao seu redor só piora.”
(Paula para Kate)

“Eu sei de tudo. Tudo o que aconteceu a você.”
(idem)

“Todo dia, quando chega a meia-noite, eu rezo para que você esteja bem.”
(idem)


Quando Kate, tentando localizar Lise, cai sob o poder dos Dolore, para ser usada como cobaia, a situação chega a um ápice de suspense e emotividade. Já se sabe que Hervé e Emílio vão intervir, não por amizade a Kate mas por discordarem do rumo que o avô está dando. A fase final desse impressionante drama de terror, impregnado pelos sentimentos dos personagens, está começando.
Observe-se o detalhismo dos acontecimentos. Por exemplo, as quatro descobrirem que apesar de seus corpos de Animus elas ainda podem pegar resfriado, sentir dores etc. E o hábito que adquiriram de chupar limão, uma necessidade dos seus novos corpos de zumbis.

Rio de Janeiro, 4 de agosto de 2018.