INUYASHA episódio 23: Kagome versus Kikyou

INUYASHA episódio 23: Kagome versus Kikyou
Miguel Carqueija

Quando Inuyasha parte à procura de Kikyou, que se julgava morta (vide final do capítulo 22) somente Kagome consegue segui-lo, porque Shippou e Miroku foram detidos por uma “kekkai” ou barreira mística (nas histórias de ficção científica tais elementos são chamados “campos de força”). Kagome, que consegue naturalmente fazer coisas que os demais não conseguem, nem percebeu a barreira e acabou se deparando com Kikyou, que agora não passa de uma morta-viva, mantida no mundo por seus servidores, os estranhos youkais coletores de almas e que se assemelham a uns anfíbios voadores. Eles coletam almas penadas, que não saíram do mundo, e que fornecem a Kikyou energia para permanecer por aqui.
Kagome, descobrindo a verdade, tenta convencer Kikyou a libertar aquelas almas. Mas Kikyou não a ouve e, sabendo que Inuyasha está por perto, paralisa Kagome com seu poder místico, envolvendo-a numa aura luminosa e tornando-a invisível e inaudível para outras pessoas. Não conseguindo quase se mover, Kagome assiste horrorizada à cena que segue, onde Kikyou, agora uma pessoa carregada de ódio, vai aos poucos seduzindo Inuyasha, para convencê-lo a segui-la até o mundo dos mortos, no caso o “inferno” se a tradução estiver correta. Com a mente dominada Inuyasha já não reage, e um turbilhão vai envolvendo os dois. Até que o grito aflito de Kagome penetra no espírito de Inuyasha e o desperta a tempo de reagir...


Resenha do episódio 23 — “A voz de Kagome e o beijo de Kikyou” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa


“Kikyou... você está realmente viva?”
(Inuyasha)

“Kagome é uma garota estranha. Ela foi capaz de, lentamente, curar o coração do Inuyasha.”
(Kaede)

“Seu ódio é em vão! Não faz sentido!”
(Kagome para Kikyou)


O duelo entre Kagome e Kikyou termina com a vitória de Kagome. Kikyou é obrigada a se retirar, mas vai procurar sua irmã Kaede para obter informações sobre o Naraku e sua relação com os acontecimentos do passado. Finalmente Kikyou fica sabendo que não foi Inuyasha quem a matou, mas o Naraku, que fez com que os dois se odiassem. Mas Kikyou entende que vingarem-se do Naraku não a trará de volta à vida, e seus objetivos são obscuros. Por outro lado, a forte personalidade de Kagome não poderia deixar de se manifestar. Indignada com Inuyasha, ela lhe grita que assistiu a tudo, “na primeira fila” (o hanyou evidentemente não tem ideia do que seja estar na primeira fila, pois vive na era feudal) e manifesta a intenção de tornar a voltar para sua própria era. Tanto Shippou como Miroku dão razão a Kagome, mas a mente de Inuyasha está bem confusa a respeito, com os sentimentos divididos. Kagome também está perturbada por ver que Inuyasha ainda gosta de Kikyou.
Na verdade Inuyasha, com sua indefinição, não percebe que está sendo injusto com Kagome. Afinal, Kikyou é um fantasma vivo, enquanto Kagome está viva em carne e osso, e cheia de lealdade e sentimentos puros, não os sentimentos tortuosos de Kikyou.
Quando irá cair a ficha em Inuyasha?

Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2018.