Um método perigoso

Um método perigoso :

Esse filme mostra as relações entre Freud, Jung e Sabina Spielhein. Jung era um psiquiatra suíço que tinha uma clínica .Um dia recebe uma paciente com "histeria " e resolve trata-la com um método novo, que vinha lhe chamando a atenção :a psicanálise, ou cura pela palavra. Ele vinha se interessando por o novo método de tratamento e seu criador Freud.

Ela era judia russa, filha de pai rico. Todas as suas obsessões e recalques eram ligados a sexo. Aos poucos Jung consegue que ela fale de suas fixações e ela vai melhorando, resolve fazer medicina para ser psicanalista também; o que lhe causa grande orgulho. Nesse meio tempo, Jung se torna amigo de Freud a quem muito admira. Já Freud lhe vê como seu herdeiro, que levaria adiante suas idéias.

Tudo ia bem até que Sabina se apaixona por Jung e ele quebrando a ética começa um caso com ela,mesmo sendo casado. Quando ele resolve terminar, na segunda gravidez de sua esposa ela surta. Corta o rosto dele e resolve contar tudo a Freud e se analisar com ele.

Ao mesmo tempo Jung começa a discordar de alguns pontos da teoria freudiana. Mas o fato de Sabina ter lhe trocado pelas idéias de Freud foi o que mais lhe feriu.

Muito bonito quando Jung a reencontra casada e grávida e já formada em medicina e exercendo a psicanálise demonstra toda sua mágoa : por ela ter escolhido seguir Freud, por ter se casado com outro :" esse filho deveria ser meu ".

Michael Fassbender, Keira Nightley e Viggo Mortesen estão perfeitos como Jung, Sabina e Freud.

O filme é permeado por emoções muito humanas : paixão, desejo, amizade, ciúmes, passionalidade, desilusão. E para quem não conhece a estória dos três ensina muito.