GENE SHAFT episódio 8: o sacrifício de Remmy

GENE SHAFT episódio 8: o sacrifício de Remmy
Miguel Carqueija


Um dia será preciso reconhecer o valor deste animê como uma das melhores séries de ficção científica de todos os tempoos e repleta de valores na análise do que seria uma sociedade genética, onde os sentimentos até de família fossem menosprezados ou pior, sequer compreendidos.
Neste oitavo episódio trágicos eventos precipitam a situação. Remmy, que saíra às escondidas da nave rebelde Bilkis para se encontrar com Serguei na superfície de Ganimedes, e que na verdade é uma agente de um grupo rebelado contra o governo mundial dos anciãos (um grupo de indivíduos que vive há dois séculos), descobre que Lord Sneaker (Serguei) não está apenas contra o governo e o sistema; está contra a humanidade. Ele pretende se apossar do sistema Óberas e utilizar a tecnologia dos extintos gigantes de Ganimedes para simplesmente destruir a humanidade. Serguei declara que a humanidade é um êrro do universo e por isso deve deixar de existir, e friamente mata Remmy a tiros. Ela porém ainda consegue enviar uma mensagem à nave e falar com Mika Seido. Mario Musicanova, que assumiu o comando em substituição ao comandante enfermo, comenta que Serguei matou um membro da sua tripulação, portanto, depreende-se, haverá represálias.
O drama então se delineia bem forte. Uma nave que, desgarrada do sistema, é visada como rebelde e poderá ser destruída em combate. Um louco em Ganimedes, com planos insanos contra a humanidade. E na Bilkis, uma tripulação que já se constitui de heróis por causa da situação que enfrentam...


Resenha do episódio 8 (A cruel imperatriz da escuridão) do seriado “Gene Shaft”. Bandai Visual, Japão, 2001. Direção: Kazuki Akane.

Elenco de dublagem:
Mika Seido.......................Kumiko Hida
Sofia Galgalim..................Yuko Kaida
Amagawa Hiroto..............Takahira Sakurai
Tiki Musicanova...............Houko Kuwashima
Mir Lotus..........................Yumi Kazaku
Mario Musicanova...........Kenji Amada
Remmy Levistraus............Ryouka Yuzuki
Dolce Saito.......................Ayako Kawazumi
Lord Serguei.....................Shinji Kawada


“Então este mundo voltará a ser natural como antes?”
(Remmy Levistraus)

“O mundo em que vivemos brinca com a vida e isso é um êrro.”
(Remmy Levistraus)

“Seja como for, vamos sobreviver.”
(Mika Seido)


É obscura a motivação de Lord Serguei. Se a humanidade for extinta, ele inclusive? O que realmente pretende? E o que significa de fato a raça extinta dos gigantes, e os anéis cósmicos misteriosos e hostis? Qual o destino que aguarda a Bilkis e seus tripulantes após a morte heroica de Remmy? E que sucederá com o Comandante Hiroto, que continua em coma? Curiosamente, apesar de todos os atritos anteriores, Mika Seido agora é quem mais se preocupa com ele. E Mika, sabemos que é a personagem mais importante da trama: o que lhe estará reservado, a ela, a garota do “gene branco”, aquela que no século 23 é uma exceção, pois não foi gerada por manipulação genética mas de forma natural? Mika ainda não percebeu o quanto ela é importante justamente por ser uma pessoa natural e não manipulada...

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2018.



(imagem da franquia: Beatrice, Mario Musicanova, Sopia e em primeiro plano, cabelos laranja-avrmelhados, a despojada heroína Mika Seido)