Uma breve análise técnica do filme "A Colina Escarlate"

A Colina Escarlate (Crimson Peak)

Uma breve análise técnica

Ambientado na era vitoriana inglesa, o longa Crimson Peak foi dirigido pelo talentosíssimo Guillermo del Toro e escrito em parceria com Matthew Robbins. Estrelado por Mia Wasikowska (Edith Cushing), Tom Hiddleston (Thomas Sharpe), Jessica Chastain (Lucille) e Charlie Hunnam (Alan McMichael).

O enredo por si só tem como principal característica despertar a curiosidade do espectador com sua narrativa repleta de mistérios que envolve drama, suspense, fantasia e sobretudo romance gótico. A empolgante trilha sonora de Fernando Velázquez contribui ainda mais para a imersão na trama.

Logo no início do filme, quando a protagonista, Edith, deixa claro ao espectador que está descrevendo seu próprio livro, e que aquela não é uma história de fantasmas, mas uma história com fantasmas; inclusive, a direção de arte dá um show à parte com os fantasmas aterrorizantes e visualmente inovadores que roubam a cena; mas vale destacar o uso de elementos alegóricos que ajudam a contar a história de forma harmoniosa, assim como a fotografia que varia ao decorrer das cenas caracterizando a evolução de alguns personagens os quais revelam seu contraste com o desenvolvimento do filme. Diferenças entre personagens também foram mostradas no figurino e nas cores, com mais evidência na que faz parte do título do filme.

Há um equilíbrio sublime entre o sombrio e o belo; a estética gótica presente nesta e em outras produções de Del Toro, mantém-se fiel ao seu objetivo. A arte visual é indiscutivelmente impecável. De modo intrínseco, detalhes nas entrelinhas fizeram toda a diferença, tanto pela profusão de representações quanto pelo ar melancólico e reflexivo. Na segunda parte, por exemplo, ambientada na Inglaterra, a fotografia usa cores mais frias remetendo ao passado envolvendo o presente nos tons mais quentes; o passado sufocando o presente.

Por fim, Crimson Peak nos apresenta um legítimo representante do gênero romance gótico. Eu, particularmente, considero um clássico contemporâneo da sétima arte; vale a pena conferir essa admirável obra cinematográfica.