A origem de Tinkerbell

A ORIGEM DE TINKER BELL
Miguel Carqueija

Resenha do desenho animado de longa-metragem “Tinker Bell”: Walt Disney Pictures, Estados Unidos, 2008. Produção executiva: John Lasseter. Argumento: Jeffrey M. Howard e Bradley Raymond. Roteiro: Jeffrey M. Howard. Direção: Bradley Raymond. Produção: Jeannine Roussel. Direção de arte: Fred Warter. Direção de animação: Sheryl Sardina Sackett. Música composta e regida por Joel Mc Neely. Título no Brasil: “Tinker Bell: uma aventura no mundo das fadas”. Duração: 78 minutos.
Canção “To the fairies they draw near” composta e interpretada por Loreena Mc Kennitt. “Fly to your heart”, de Michelle Tumes, cantada por Selena Gomez.


“Já imaginou como a natureza consegue seu brilho? Quem lhe dá luz e cor conforme o passar das estações? Quem ajuda todas as criaturas, grandes e pequenas, a andar, nadar e voar? Quem cria detalhes tão minúsculos? Pode vê-las se tentar. Pois tudo isso é obra das fadas, mas elas se escondem muito bem.”
“O trabalho de uma fada é muito mais importante do que aparenta. Suponhamos que seu relógio quebrado funcione depois de um ano parado. Que você ache um brinquedo perdido, ou ouça um sino tocando. Significa que uma fada muito especial deve estar por perto.”
(Narração)


Um grande achado dos Estúdios Disney foi quando resolveram produzir aventuras da Tinkerbell (a Sininho, como a fada é conhecida no Brasil) sem o Peter Pan e vivendo no país das fadas.
Dá gosto ver a grandiosidade desta animação que. Ao contrário do que hoje mais se observa no cinema hollywoodiano, passa valores em vez de deboches. Entre esses valores: você pode ter uma forte personalidade, mas deve controlá-la. Qualquer trabalho é digno. Não despreze os seus talentos para tentar se mostrar em assuntos para os quais não tem competência. E sim, ame a Natureza, veja e aprecie como ela é bela.
Quando uma criança (bebê) ri pela primeira vez, nasce uma fada. Partindo dessa premissa ficamos sabendo como surgiu Tinkerbell e foi transportada para o Refúgio das Fadas, um lugar misterioso nas proximidades da Inglaterra (que as fadas chamam erradamente “o Continente”) e a alguma distância da misteriosa Terra do Nunca.
Como se sabe, Sininho é personagem da famosa peça teatral “Peter Pan”, de James Barrie, estreada em Londres no ano de 1904. Em 1952 o grande produtor Walt Disney adaptou em animação a história do menino que não quis mais crescer, ficando criança (na verdade um adolescente) para sempre, vivendo aventuras na Terra do Nunca, acompanhado pela Sininho, voando com o pó mágico que a fadinha lhe fornece, convivendo com os Meninos Perdidos e enfrentando o irado Capitão Gancho.
Sininho logo tornou-se um grande símbolo da Disney, aparecendo na abertura da série “Disneylândia” e em inúmeras histórias em quadrinhos.
“Tinker Bell” mostra a simpática fadinha loura tentando adaptar-se como novata no País das Fadas. O teste a que é submetida mostra ser o artesanato a sua habilidade. Ela é posta na equipe da Fada Mary, à qual pertencem duas fadas masculinas (uma novidade no universo da Sininho), Bobble, de óculos, e Clank, bem gordo. Mas tendo conhecido Fawn (traje marrom), Silvermist (azul turqueza), Rosetta (avermelhada) e Iridessa (amarela) Sininho sente-se insatisfeita. Quer ter habilidades que lhe parecem ser mais interessantes, ser uma fada do ar, da água, da luz ou dos jardins. Ela terá motivos para se arrepender dessa atitude orgulhosa, pois provocará uma série de desastres que a tornarão impopular. Vídia, fada da velocidade, egoísta e orgulhosa, antipatiza de saída com Tinkerbell e acaba incentivando-a numa experiência desastrosa, a pior de todas.
Mas a grande, a verdadeira habilidade de Tinkerbell é o artesanato, inclusive reconstituindo aparelhos dos humanos que vão dar lá na praia. E nisso ela é insuperável. Tinkerbell só se dará bem quando abraçar a sua vocação.
Detalhe curioso é que Wendy aparece bem criança, na sequência de Londres, numa rápida ponta; mais rápida ainda a de sua mãe, a Sra. Darling, de quem só se ouve a voz.
Em colorido, em detalhes, em cenários, é uma das animações mais fascinantes que eu conheço. Uma obra-prima de John Lasseter e sua equipe, feita com muito apuro e muito carinho.

Elenco de dublagem original:

Tinker Bell..............................Mae Whitman
Rosetta...................................Kristin Chenoweta
Iridessa...................................Raven-Symoné
Silvermist................................Lucy Liu
Fawn.......................................America Ferrera
Fairy Mary...............................Jane Horrocks
Terence....................................Jesse Mc Cartney
Clank........................................Jeff Bennett
Bobble.....................................Rob Paulsen
Vídia........................................Pamela Avlon
Queen Clarion.........................Anjelica Huston
Narração.................................Loreena Mc Ke
nnitt