GENE SHAFT episódio 9: a sorte está lançada

GENE SHAFT episódio 9: a sorte está lançada
Miguel Carqueija

No espaço desenrola-se uma verdadeira odisseia, mais crucial que a de Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke. A nave Birkis está sob o comando provisório de Mario Musicanova, tendo em vista a doença do Comandante Hiroto. As descobertas em torno dos perigosos anéis espaciais e do sistema Óberas, descoberto em Ganimedes, a traição de Lord Sneak e o assassinato, por este, de Remmy, mostram a Mario e seus tripulantes a situação que a frota terrestre ainda desconhece. Óberas é um sistema planejado para exterminar a raça humana e deixado pelos Gigantes que um dia existiram no satélite de Júpiter. Ao ser assediado pela frota terrestre por causa da declaração de “independência” feita antes por Hiroto, Mario dialoga com a General Nataly e tenta explicar que somente a Birkis tem condição de enfrentar a ameaça com ajuda de sua nave de combate Shaft. Nataly, uma mulher bonita e de basta cabeleira castanha, fica em dúvida e concede um tempo à Birkis. Mas aí interfere no assunto o Coronel John Gedoo, da nave Egere, antigo desafeto de Mario. Ele se propõe cuidar pessoalmente do assunto, ansioso por combater Mario Musicanova. E Gedoo é um vilão perfeito: arrogante (maltrata fisicamente a sua registradora), debochado, com aparência repulsiva de um moleque crescido.


Resenha do episódio 9 (Inferior a um ser humano) do seriado “Gene Shaft”. Bandai Visual, Japão, 2001. Direção: Kazuki Akane.

Elenco de dublagem:
Mika Seido.......................Kumiko Hida
Sofia Galgalim..................Yuko Kaida
Amagawa Hiroto..............Takahira Sakurai
Tiki Musicanova...............Houko Kuwashima
Mir Lotus..........................Yumi Kazaku
Mario Musicanova...........Kenji Amada
Remmy Levistraus............Ryouka Yuzuki
Dolce Saito.......................Ayako Kawazumi
Lord Serguei.....................Shinji Kawada


“Você acha que poderemos voltar para a Terra algum dia?”
(Mika Seido)

“A humanidade abriu a Caixa de Pandora.”
(Mario Musicanova)

“No passado existia um conceito chamado amor, sabia?”
(Mario Musicanova)


Este é mais um episódio emocionante e profundo desta sensacional mini-série de ficção científica. Nela ocorrem incidentes significativos. Por exemplo, por ter Lord Serguei Sneak traído a todos e assassinado Remmy em Ganimedes, anunciando sua intenção de aniquilar a humanidade (coisa de psicopata, que chegou à conclusão de que a humanidade não merece existir), a piloto Mir Lotus tem uma reação de revolta. Lembrando de como, no passado na Terra, Serguei elogiara seus longos cabelos, que seriam como os “cabelos de uma deusa”, ela os corta. Perdendo o controle, Mir é contida por Sophia, mas Mika Seido, que já fôra maltratada por Mir, surpreendentemente a socorre e a leva do aposento. A reação de Mika, de caridade com uma pessoa que a desprezava, é a de uma humana com o “gene branco” (sem manipulação genética) que ainda possui sentimentos profundos, inclusive o de compaixão. O próprio Mario Musicanova ainda retém esses valores, acredita no amor, mas tem dificuldade em transmitir tal coisa à registradora Beatrice. Esta acredita que o amor entre as pessoas é apenas uma superstição, mas Mario a abraça para mostrar que é isso que sente por todos que estão a bordo.
No fim das contas, a mensagem de “Gene Shaft”, admirável, é a de que o ser humano é bem mais que mera programação genética.
Todavia a situação se complica mais ainda porque, ao mandar sua infeliz registradora infiltrar-se no sistema da frota para escamotear uma permissão falsa de agir contra a Birkis, Gedoo sem querer provocou um disparo contra a nave capitânea, Caterina, matando assim a comandante e sua oficial. Agora quem manda na frota — e alegremente se aproveita do acidente — é o psicopata Gedoo...


Rio de Janeiro, 2 de outubro de 2018.


(fotograma: Mika Seido e Sophia Galgalim)