A CENA DO CHUVEIRO EM PSICOSE, DE 1960

Em PSICOSE, DE 1960, o mestre do suspense Alfred Hitchcock construiu uma das cenas mais famosas da história do cinema: a cena do chuveiro, em que a personagem Marion Crane, vivida por Janet leigh, é esfaqueada até a morte. Reza a lenda que Hitchcock repetiu-a nada mais, nada menos que 67 vezes antes de ficar exatamente como ele queria. O fato é que o cineasta resolveu filmar psicose em preto e branco para que a sequência do chuveiro não ficasse muito chocante para o público. Ela levou 7 dias para ser feita, com 70 posições de câmera para 45 segundos de cena. Em entrevistas posteriores, tanto Alfred Hitchcock quanto Janet Leigh, disseram que não tinha sido usada nenhuma dublê na sequência, o que não é verdade. O rosto, braços e mãos são de Janet Leigh, mas o corpo nu, que aparece nas partes desfocadas, é de uma modelo chamada Marli Frenzo.

O som, que se ouve, da lâmina perfurando a carne de Marion, é tão somente o som de uma melancia sendo esfaqueada. Esse efeito sonoplasta, aliado aos cortes rápidos e à música assustadora de Bernard Hermann, ajudou a compor uma cena genial de nudez, sangue e violência em uma sequência de apenas 45 segundos. É por essas e outras que Hitchcock merece ser chamado de o mestre do suspense.

https://www.youtube.com/watch?v=2_Awejp7bHc

Bia Borges
Enviado por Bia Borges em 05/10/2018
Código do texto: T6468217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.