INUYASHA episódio 26: a guerra mística

INUYASHA episódio 26: a guerra mística
Miguel Carqueija

Este é um episódio muito esclarecedor sobre os acontecimentos que, num passado distante de séculos da Era Sengoku (Japão feudal), resultaram no surgimento da misteriosa “Joia de Quatro Almas” que a julgar pela explicação de Sango, seriam na verdade as Quatro Virtudes.
Na destruída aldeia dos “taijiya” (guerreiros que caçavam youkais) Sango, a última sobrevivente (não contando seu irmão Kohaku, que teve a mente dominada pelo Naraku e o seguiu), está convalescendo de seus ferimentos. Inuyasha, impaciente como sempre, reclama de estarem sendo atrasados por ela, que demora a se recuperar, mas Miroku observa que os ferimentos da moça não são só do corpo mas também do coração, pois as pessoas a quem ela amava morreram em um dia pelo ataque conjugado dos youkais dirigidos pelo Naraku. Inuyasha, ainda primário, responde que a melhor solução para feridas do coração é a vingança.
Kagome, porém, com sua gentileza, consegue que Sango tome uma decisão: contar ao grupo o que realmente aconteceu no passado daquela vila, e que resultou na criação da Shikon no Tama, a Joia das Quatro Almas.


Resenha do episódio 26 — “O segredo da Shikon no Tama é revelado” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).


Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa
Sango.................................................................Houko Kuwashima


“Todos os que têm contato com a “Shikon no Tama” tornam-se infelizes.”
(Kagome Higurashi)

“A Shikon no Tama” tem o poder do bem e do mal.”
(Miroku)


A história contada por Sango é extraordinária e confirmada pela cena que ela mostra numa caverna: uma antiga miko (sacerdotisa), Midoriko, que possuía imenso poder espiritual e podia purificar as almas de youkais, foi acossada numa luta final, cercada por uma multidão de youkais, aranhas e até dragões. De seu peito saiu então a sua alma em forma da joia, e os atacantes foram petrificados juntamente com o corpo da miko. Mas na propria joia estariam ainda em luta Midoriko e os youkais. A joia se corrompia se possuída por pessoas más ou egoístas. Ao contrário uma pessoa pura de coração, purificaria a pedra. Por instrução de Midoriko surgiram na aldeia os guerreiros especialistas em combater youkais. Para Myouga, Midoriko não teria lutado sozinha, e a revelação final é que Kirara, a raposa-youkai de Sango, que de um animalzinho fofo podia se transformar numa fera gigantesca e voadora, teria pertencido à poderosa miko.
Por fim, após séculos de disputas a Shikon no Tama foi entregue pelos aldeões a Kikyou, a miko que a guardou até o Naraku feri-la mortalmente e jogá-la contra Inuyasha, de quem se disfarçara; ocorrendo então a tragédia contada no primeiro episódio da série, com Kikyou flechando o meio-youkai e cravando-o misticamente na árvore sagrada, situação que durou 50 anos, até Kagome vir do futuro para libertar o hanyou.
Mas a meu ver o mais interessante é a cena em que as virtudes da Joia de Quatro Almas são relacionadas aos heróis: Ara-Mitama (coragem): Miroku; Nigi-Mitama (amizade), Inuyasha; Kushi-Mitama (sabedoria), Sango; Saki-Mitama (amor), Kagome e, de carona, Shippou.
Glossário:
Shikon no Tama = Joia de Quatro Almas, a pedra poderosa que se estilhaçou e cujos fragmentos – os Shikon no Kakera – se espalharam por uma grande área do Japão, e agora estão sendo disputados por muitos seres.
Miko – sacerdotisa oriental.
Youkai – termo que muitas vezes é erroneamente traduzido por “demônio”. Na verdade os youkais são seres fantásticos do folclore japonês, geralmente hostis aos humanos, mas nem sempre. O gentil Shippou é uma raposinha-youkai que, órfã, passou a seguir Kagome.
Hanyou – mestiço de youkai com humano. Inuyasha é um hanyou, e planeja reunir todos os fragmentos da Shikon no Tama para, com seu poder, tornar-se um youkai completo. Isso esbarra com a missão de Kagome que, segundo Kaede, a irmã de Kikyou, é a única pessoa que deve ficar com a joia, pois a trouxe do futuro em seu corpo. Kagome é a pessoa pura que deve ser a guardiã perpétua da joia, portanto a atual aliança com Inuyasha é aparentemente temporária, enquanto os fragmentos não são todos recuperados. Uma situação que só poderá ser resolvida satisfatoriamente pelo amor.
Taijiya – caçador de youkais.


Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2018.


no fotograma, Kagome prestes a disparar sua flecha sagrada.