Bird Box, mais católico que você pensa.

Resenha sobre o filme Bird box.

Ao me deparar com alguns comentários depreciativos sobre o filme Bird box veiculado pelo streaming Netflix, me senti motivado a assisti-lo e tirar minhas próprias conclusões. Ao contrário de alguns, notei um grande teor espiritual e de fé no enredo. Gostei, apesar de alguns furos no enredo.

Percebi muitas simbologias que remetiam à fé, principalmente a católica. O filme é um convite à reflexão. Sabendo disso, gostaria de dizer que esta resenha não se propõe a oferecer uma visão fechada e limitada em si mesma. Mas apenas um ponto de vista de alguém que assistiu e viu algo a mais nas entrelinhas. Gostaria ainda de dizer que aqueles que não concordarem com minha visão de fé, apenas respeitem. Não criei este texto para polemizar, mas apenas para refletir tendo em vista minha visão de mundo.

No inicio do filme vemos a personagem Melorie, interpretada por Sandra Bullock, saindo de uma maternidade com sua irmã. Elas se deparam com a situação de caos que se iniciou na Europa e na Rússia, como mencionado no início da trama, e foi sendo disseminada no mundo. A personagem Melorie fala: “Começou. Aquela coisa na Rússia que está deixando todo mundo louco começou a acontecer aqui”. Nesta declaração faço a primeira reflexão. Nas aparições de Nossa Senhora em Fátima, Maria fala do perigo dos erros da Rússia se espalharem pelo mundo e pede que este país fosse consagrado ao seu Imaculado Coração. Até onde sei, a Rússia não foi consagrada como pedido. O erro acabou se espalhando. Poderíamos comparar a personagem Melorie com a pessoa da Virgem Maria nesta cena e em outros momentos do filme devido ao fato de não ter se contaminado durante toda a duração do enredo e, principalmente, na cena em que sua irmã é contaminada e ela não. Maria, segundo a teologia católica, não foi contaminada pelo pecado original no ventre de Santa Ana. Isso é o dogma de sua imaculada conceição. Melorie, ainda nesta cena, vê tudo que se passa ao se redor. Ela deveria ter sido, como sua irmã, contaminada de igual forma. Não o foi. Foi preservada.

Na cena seguinte, vemos Melorie sendo resgatada pela personagem Lydia. Lydia acaba morrendo tentando ajudar Melorie. Aqui poderíamos compará-la a figura dos milhares de mártires que deram sua própria vida em sacrifício em vista da preservação da vida de outros, como o caso de São Maximiliano Maria Kolbe que foi sacrificado para que um pai de família se mantivesse vivo no período do holocuatro. É a livre oferta cristã da vida. Cena semelhante encontramos naquela em que os personagens vão buscar alimento em um supermercado. Eles escutam um homem, o personagem Fish Finger, os chamando e pedindo ajuda para que o retirasse do quarto ao qual estava preso. Eles tentam retirá-lo do cativeiro, mas percebem que algo errado está acontecendo. Melorie nota que os pássaros se agitam quando o mal que assola o mundo está próximo (mais à frente analisarei a figura dos pássaros). Eles, ao serem alertados por Melorie, tentam manter o homem enclausurado. Mas ele já estava forçando o portão. Ele era muito forte e já estava para conseguir escapar do compartimento onde fora preso. Vendo isso, o jovem Charlie se joga contra o encarcerado de forma que entram juntos para dentro do compartimento. Lá dentro é sacrificado, preservando a vida dos seus amigos. Isso, assim como no caso de Lydia, foi um martírio de sangue para a salvação da vida dos companheiros. Fish Finger age figuradamente como o demônio age na nossa vida. Ele mente para se chegar. Quando é percebido e desmascarado, não bate na porta para ter acolhida, mas força de todas as maneiras a porta do nosso coração e alma para entrar.

Charles age como aquele que tinha uma fé viva no meio de todos os outros. Há uma certa cena que ele interpreta tudo que está acontecendo numa visão espiritual (aqui não vem ao caso se ele falou de uma doutrina verídica ou não) e é logo reprimido e tido como louco pelos outros personagens. Quantas vezes aquele que crê é tido como louco e fanático por ver o mundo através das lentes da fé? Cabe refletir. Aquele que foi escarnecido acabou por salvar a vida de todos com a própria vida.

Em relação aos pássaros, Melorie diz: “Parece que eles sentem quando as coisas estão por perto”. Os pássaros, a meu ver, são a voz do Espírito Santo que nos alerta para o perigo do pecado e da tentação do demônio quando estão perto. Ele, no íntimo do nosso coração alerta, sinaliza para não nos percamos. Se percebermos, Melorie e as crianças não soltaram os pássaros durante toda a jornada. Eles conseguiram vencer com os pássaros, com o som dos pássaros.

Analisando a cena em que Felix e Lucy fogem roubando o carro do grupo, poderíamos sugerir que eles representam aqueles que, diante da prova e tribulação, abandonam a fé em busca das seguranças que estão fora, no mundo, mas se perdem no fim.

O rio poderia ser entendido como nossa vida agitada por tantos problemas e desafios que nos assolam. Horas parece que o barco vai afundar, mas a Mãe, Nossa Senhora, representada por Melorie, está guiando o barco incansavelmente. Há até uma cena em que um homem começa a tentá-la a tirar a venda. Eles entram em confronto e ele tenta forçá-la a retirar a venda. Ela vence o confronto. Maria luta por nós contra Satanás para nos salvar nesse rio da vida. Ela não somente luta, mas vence-o. A posição das crianças são dos filhos de Maria que se confiam aos Seus cuidados e permitem que Ela batalhe por eles assim como Melorie batalhou por seus filhos.

A figura de Olympia, a outra grávida da história, representa a pessoa ingênua que se deixa enganar pelos encantos e mentiras do demônio e do pecado. Aqui eles são representados por Gary, um estranho que ela permitiu entrar na casa sem a autorização prévia dos seus companheiros. Ela acreditou e acabou sendo vítima dele. Ele entrou como mel na vida deles e desceu na garganta como fel. Levou todos à morte, exceto Melorie, Tom e as crianças. Como diz na Palavra, “o salário do pecado é a morte” (Rm 6, 23). Ainda caberia outro trecho da bíblia: “o ladrão – diabo – não veio senão para roubar, matar e destruir”(Jo 10,10). Olympia deixou-se seduzir e foi morta pelo sedutor. Ele, para enganar a todos no momento que ira agir, guardou os pássaros na geladeira para matá-los congelados. Assim é o demônio. Ele busca esfriar em nós a voz do Espírito Santo. Dessa forma, é mais fácil para ele falar e nós o escutarmos.

Por outro lado, o personagem Douglas, interpretado por John Malkovich, apesar de seu egoísmo e constante rudeza, poderia ser comparado à figura de um profeta que denuncia as artimanhas do demônio e as deixa às claras para os servos de Deus perceberem as ciladas e escaparem. Durante o filme, ele foi o único que se opôs a entrada de Gary na casa. Mesmo preso do lado de fora da residência, ele continuava denunciando as ações malvadas de Gary dentro da casa para prejudicar a todos. Ele denunciou para Tom que os pássaros estavam presos na geladeira. Como os profetas, ele não se calou na “prisão”. Continuou denunciando.

A maternidade de Maria representada na pessoa de Melorie pode ser percebida na cena em que ela entra com as crianças no trecho mais agitado do rio e o barco que estavam vira, fazendo-os se perderem por um momento. Em seguida, eles conseguem se reencontrar e acham terra firme. Eles vão mata adentro em busca do refúgio prometido pelo personagem Rick. A cena começa a ficar agitada quando Melorie cai em uma ribanceira, deixando as crianças sós à mercê do perigo que as ameaçava. Elas passam a escutar vozes que se assemelhavam a de Melorie pedindo para que elas retirassem a venda dos olhos. Então é travada uma guerra verbal entre Melorie e a voz misteriosa para conseguir convencer as crianças a não se deixarem enganar. Lembro-me de cena semelhante no filme O alto da compadecida. Lá, o demônio tenta ganhar a alma de João Grilo por argumentos bem convincentes. Tão convincentes que ele mesmo conclui que é digno do inferno. Contudo, Nossa Senhora trava uma batalha contra satanás para a salvação de João Grilo num lindo diálogo com Jesus. Melorie vence a voz sedutora quando grita: “Sai de perto dos meus filhos! Sai de perto dos meus filhos!”. A voz misteriosa é vencida pela autoridade da mãe. Isso é muito semelhante a presença de Maria em nossas vidas. Apenas com um olhar ela afasta a presença de satanás que tenta ganhar a alma de um filho Seu. Ainda me recordo do trecho de uma história verídica que escutei de Padre Paulo Ricardo de Azevedo sobre Santa Bernadete Soubirous, a vidente que viu Nossa Senhora em Lourdes. Conta-se que na quarta aparição, Santa Bernadette escutou, vinda do fundo da terra, uma voz cavernosa que dizia: “Fuja! Fuja daqui!”. Bernadette apavorada com aquela voz monstruosa, olhou para a Virgem Maria em súplica silenciosa. Então, Nossa Senhora, com um olhar severo, olha na direção de onde vem a voz e a voz se afasta. Bastou um olhar de Nossa Senhora e o diabo foi embora como um cachorrinho. Após a voz sumir e parar de tentá-los, as crianças tocam sinos para a mãe encontrá-los. Os sinos são nossas súplicas e orações que convidam Maria a cuidar de nós. Malorie encontrou as crianças porque elas fizeram bastante barulho e se deixaram encontrar. Após isso, ela não fala: “me escute”, mas ela pede: “Escutem os pássaros!”. Maria pede para escutarmos a voz do Espírito Santo e não a Dela. Melorie sabia que ela não era o caminho seguro, mas o caminho seguro seria encontrado se escutassem os pássaros.

Para minha surpresa, o refúgio de Rick era uma escola de cegos. Às vezes para se salvar, é preciso ser cego para muitas coisas que nos desafiam ao nosso redor. Muitas vezes muitas vozes gritam ao nosso redor. E no meio desse barulho precisamos saber discernir qual é a voz que nos levará para o lugar seguro. Diz o personagem Rick no momento da chegada de Melorie e das crianças no abrigo: “Os pássaros avisam as pessoas com visão quando aquelas coisas estão por perto.”

O filme é um convite ao discernimento na nossa vida. Um convite à escuta dos conselhos de Deus para chegarmos à meta. Às vezes parece que há muitas vozes, mas se silenciarmos, uma única será a verdadeira.

Ricardo Marques - @ricardomarques.esc - instagram

Ricardo R Marques
Enviado por Ricardo R Marques em 28/12/2018
Reeditado em 28/12/2018
Código do texto: T6537189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.